(foto: reprodução)

O desenho animado “Divertida Mente” e o documentário autobiográfico “Limiar” são as atrações deste mês no Cineclube do projeto Cinema em Palavras, que promove a exibição de filmes com audiodescrição para o público com ou sem deficiência visual no Centro Cultural Louis Braille, em Campinas.

Vencedor do Oscar de melhor longa-metragem de animação em 2016, “Divertida Mente” aborda, de maneira lúdica, as emoções durante a infância e será exibido nesta sexta-feira (11).

O filme, Lançado pela Pixar e dirigido por Pete Docter, se passa na mente de uma menina de 11 anos, Riley Andersen, onde cinco emoções — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho — tentam conduzir sua vida quando ela se muda com seus pais para uma nova cidade. O roteiro e a narração de audiodescrição ao vivo são de Bell Machado.

No dia 25, o filme em cartaz é “Limiar”, que já ganhou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de melhor direção, documentário, filme e fotografia, entre outros. A produção, de 2020, é dirigida por Coraci Ruiz.

“Limiar” é um documentário autobiográfico de uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019, ela faz diversas entrevistas com ele, abordando os conflitos, certezas e incertezas que o atravessam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, ela também passa por um processo de transformação, enfrentando seus medos, rompendo paradigmas e preconceitos.

Após a sessão, haverá uma roda de conversa com Coraci, com mediação de Bell Machado, que também assina o roteiro e faz a narração da audiodescrição

O Cineclube prossegue até dezembro. A iniciativa faz parte das ações do projeto comemorativo dos 20 anos do Cinema em Palavras, organizado pela Produções Tortas, Contorno Filmes e o Centro Cultural Louis Braille.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 11/10 (“Divertida Mente”) e 25/10 (“Limiar”)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Louis Braille
Endereço: Av. Dr. Antônio Carlos Sales Júnior, 600, Jardim Proença, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita por ordem de chegada