(foto: joão maria junior/divulgação)
O distrito de Barão Geraldo, em Campinas, recebe a Mostra de Solos entre os próximos dia 1º e 3 de novembro. Com temas que abordam a violência familiar e infantil, a ausência de políticas públicas para assegurar direitos à população em situação de rua e a dualidade vida e morte, os espetáculos serão realizados em dois espaços culturais: Teatro Útero de Vênus e Rosa dos Ventos Morada das Artes.
A mostra teatral, criada de forma independente por coletivos de artistas, contará com três solos teatrais, dramaturgias inéditas que tiveram a participação em sua construção das atrizes Erika Cunha e Aline Possani, do Grupo Matula, na direção ou na orientação cênica.
“Colchão de Ver Estrelas” abre a programação no dia 1º, às 20h, no Teatro Útero de Vênus, sede da Boa Companhia. Com atuação e dramaturgia de Bruno Mariani, do Coletivo Emaranhados, e direção de Erika Cunha, a peça coloca em cena um escritor que, tensionado entre a clausura do quarto e a liberdade da rua, entre a necessidade da escrita (da ordem) e do esquecimento (do caos), deriva entre história, memória e delírio.
No dia 2, também às 20h no mesmo local, será apresentada “Hora H”, em que a personagem rememora contos de fada clássicos com suas princesas e histórias cujas narrativas também dizem respeito a si. No labirinto de sintomas e memórias traumáticas em que está imersa, alimenta o desejo da tão esperada hora H, o momento decisivo em que será possível encontrar a saída. A peça tem atuação e dramaturgia de Laura Argento e direção de Aline Possani.
“Luz e Sombra” encerra a mostra no domingo, às 17h, no espaço Rosa dos Ventos Morada das Artes, sede do Grupo Matula Teatro. A atriz e escritora Mirna Rolim, da Cia Benedita na Estrada, criou o espetáculo a partir de dois pontos marcantes em sua trajetória: a morte da mãe e o puerpério dolorido após a chegada da filha. No transcorrer dos anos entre um acontecimento e outro, desenrolam-se canções, histórias e danças, maneiras de elaborar a vida e a morte. Com provocação cênica de Erika Cunha, a montagem parte dessas experiências particulares criando conexões com o universal.
O conceito de “solo” que norteou a mostra, dizem os organizadores, vai além da ideia da montagem teatral com apenas uma pessoa em cena. Refere-se também ao significado da palavra definido em dicionário: “superfície sólida da crosta terrestre onde pisamos, construímos”. Para os organizadores, um “chão firme para impulsionar o voo em espetáculos que discutam temas contemporâneos e urgentes”.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 1/11 a 3/11
Ingressos: de R$ 15,00 a R$ 60,00 à venda na plataforma Sympla pelo link
Mais informações: [email protected]
Programação
1/11 – “Colchão de Ver Estrelas”
2/11 – “Hora H”
Horário: 20h
Local: Teatro Útero de Vênus
Endereço: Rua Edna de Barros Sanches, 79, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas-SP
3/11 – “Luz e Sombra”
Horário: 17h
Local: Rosa dos Ventos Morada das Artes
Endereço: Rua Edna de Barros Sanches, 80, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas-SP