Ícone do site Wordpress Site

Levante lésbico-feminista no Ferro’s Bar, o Stonewall brasileiro, é tema de documentário

(foto: divulgação/cultura)

O curta-metragem “Ferro’s Bar” será exibido nesta sexta-feira (18), às 19h, no Museu da Cidade – Casa de Vidro de Campinas. Com sessão gratuita, o documentário produzido pelo coletivo Cine Sapatão traz relatos de mulheres que frequentavam o bar nas décadas de 1970 e 1980.

O Ferro’s era um tradicional ponto de encontro de jornalistas e artistas nos anos 1960, durante a ditadura militar. Localizado na região boêmia do Centro de São Paulo que ficou conhecida como Boca do Luxo, passou a ser também um local de reunião de mulheres lésbicas.

O documentário foca especialmente no Levante do Ferro’s Bar, considerado a primeira manifestação lésbica contra a discriminação no Brasil e pelos direitos dos homossexuais. O estopim para o protesto, no dia 19 de agosto de 1983, foi a proibição da circulação do fanzine “Chanacomchana”, produzido pelo Grupo Ação Lésbica-Feminista.

O levante acabou sendo considerado o Stonewall brasileiro, uma referência à revolta pelos direitos LGBT no bar Stonewall Inn, em Nova York (EUA), em 28 de junho de 1969, que deu origem ao Dia do Orgulho. Assim como nos Estados Unidos, o Levante do Ferro’s Bar levou à instituição do Dia do Orgulho Lésbico, data reconhecida desde 2008 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A sessão de exibição do documentário terá duração de 25 minutos e será seguida por uma roda de conversa sobre o filme e os temas abordados.

Serviço

Data: 18/10 (sexta-feira)
Horário: às 19h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Avenida Doutor Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Sair da versão mobile