Categories: CulturaVisuais

Lei reconhece grafites, charges, caricaturas e cartuns como manifestações da cultura brasileira

(foto: Adriana Villar)

Os grafites, as charges, as caricaturas e cartuns foram reconhecidas nesta terça-feira (15) como manifestações culturais brasileiras. A nova lei garante o direito à livre expressão artística e a valorização e preservação dessas formas de arte.

O Projeto de Lei (PL 24/2020), de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e sancionado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê ainda que cabe ao poder público assegurar esse direito e promover essas artes.

“Não é um rabisco, é uma arte. Então, essa é uma história que precisa ser reconhecida e retratada. Nós temos uma riqueza imensa com os nossos cartunistas e grafiteiros. Essa lei trouxe a oportunidade de fazer com que esses artistas, homens e mulheres, sejam reconhecidos”, afirmou Benedita da Silva durante o ato de assinatura da sanção, no Palácio do Planalto

A diretora de Promoção da Diversidade Cultural da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC), Karina Miranda da Gama, destacou a potência do grafite como arte transformadora: “É uma manifestação poderosa que democratiza o acesso à arte, transformando espaços públicos em plataformas de resistência e expressão. Ao ocupar os muros da cidade, ele dá voz às múltiplas identidades que compõem nossa sociedade, valorizando a diversidade cultural e conectando comunidades”.

Para Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC), as charges, cartuns e caricaturas promovem reflexão e debate. “Elas não apenas refletem a realidade social, política e cultural do país, mas também se tornam ferramentas poderosas de crítica e resistência. Por meio do humor e da ironia, essas manifestações revelam a complexidade da identidade nacional”, afirmou.

Veja como essas arte são definidas pela lei:

Grafite – Expressão da arte urbana em forma de desenho e escrituras em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, com o aproveitamento de espaços públicos, como paredes, muros, fachadas, viadutos e ruas.
Charge – Ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.
Caricatura – Tipo de desenho que, caracterizado pelos excessos, pelas formas e pelos traços deformados, apresenta uma pessoa ou situação de forma grotesca ou cômica.
Cartum – Desenho satírico, caricato ou humorístico, que ironiza pessoas ou comportamentos humanos, normalmente divulgado em jornais e revistas e composto de um ou mais quadros.

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago