(foto: joca duarte/divulgação)

o ator carioca Gilson de Barros apresenta a trilogia “Grande Sertão: Veredas”, com monólogos baseados no livro de Guimarães Rosa, neste mês em Campinas. Com direção de Amir Haddad, a temporada começa nesta quinta-feira (10), com “Riobaldo”, e segue com “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, dia 17, e o “Julgamento de Zé Bebelo”, no dia 24. As apresentações acontecem sempre às 20h no espaço Rabeca Cultura, em Sousas.

As adaptações de obra “Grande Sertão: Veredas” para o teatro receberam indicações de Melhor Espetáculo de 2021 no Rio de Janeiro, Melhor Dramaturgia e Melhor Ator no Prêmio Shell Rio 2023. Considerado a obra-prima do escritor e um dos mais importantes da literatura brasileira, o livro foi publicado em 1956, retratando o sertão com uma escrita inovadora, marcada pelo regionalismo, mas ao mesmo tempo universal ao refletir sobre os dilemas humanos.

A trilogia “Grande Sertão: Veredas” estreou com “Riobaldo” em março de 2020 e, em 2023, foi a vez de “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”. Os dois espetáculos já passaram por Campinas, também na Rabeca Cultural. Lançado este ano, “O Julgamento de Zé Bebelo” terá apresentação inédita na cidade.

No primeiro monólogo, o ex-jagunço Riobaldo, personagem central da obra, relembra seus três grandes amores: o amigo Diadorim, com quem mantém uma relação platônica; a prostituta Nhorinhá, amor carnal e sem julgamentos, e Otacília, com quem se casa, retratada como a mulher redentora.

Em “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, Riobaldo, já um velho fazendeiro, conversa com o público, contando passagens de sua vida e refletindo sobre a dialética entre o bem e o mal, lembrando o pacto feito com o diabo para vencer um inimigo e questionado sua existência.

“O Julgamento de Zé Bebelo”, exibido pela primeira vez em Campinas, mostra um chefe jagunço inimigo, o Zé Bebelo do título, que já preso e derrotado pede para ser julgado de forma legal e não executado sumariamente. No julgamento, a palavra e a argumentação assumem papel central.

“Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro ‘Grande Sertão: Veredas’. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, a cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra”, afirma Gilson de Barros, que além de atuar, assina as adaptações.

Os espetáculos são dirigidos por Amir Haddad, diretor consagrado e também um apaixonado pela obra. “Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela língua tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance. Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa”, afirma.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 10/10, 17/10 e 24/10 (quintas-feiras)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
Ingressos: R$ 40,00, com venda antecipada até 17h dos dias 10, 17 e 24 pelo WhatsApp (19) 99720-6186 ou na portaria a partir das 19h de cada dia de espetáculo

Programação

10/10 – Riobaldo
17/10 – O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho
24/10 – O Julgamento de Zé Bebelo