Obra do artista Mulambo para a 4ª edição do NaLata (foto: divulgação)

Em São Paulo – O NaLata, festival internacional de arte urbana, reúne obras de mais de 40 artistas a partir deste sábado (5) em São Paulo. O evento vai até 2 de novembro com exposição, pintura de murais e empenas pelas ruas, exibição de projeções, workshops, palestras e atividades interativas com o público. A abertura terá a participação da DJ Carla Arakaki e do BNegão Trio.

Uma das novidades desta edição, a quinta, é a parceria inédita com o Straat, museu de arte de rua e grafite de Amsterdã. Pela primeira vez, será apresentada no Brasil uma versão pop up do museu holandês, com obras gigantes de 40 artistas nacionais e internacionais.

A mostra será na Casa NaLata, que este ano será chamada de Casa NaLata x Straat e será o epicentro do festival, um ponto de encontro para a arte urbana, oferecendo atividades para o público de todas as idades. O espaço fica no entorno do Largo do Batata.

Outros cinco artistas vão renovar a paisagem urbana de São Paulo com a pintura de empenas e murais na região de Pinheiros: o duo de holandeses Telmo Miel, formado por Telmo Pieper e Miel, o brasileiro Tinho SP, o português Nuno Viegas e a artista visual, muralista, ilustradora e tatuadora portuguesa Tamara Alves. A programação também inclui exibições de video mapping, como são conhecidas as projeções mapeadas, em que os artistas projetam imagens em fachadas.

“O NaLata continua a se afirmar como um dos principais eventos de arte urbana no Brasil. Desde a sua estreia, o festival tem reinventado a paisagem de São Paulo, utilizando a arte como uma potente ferramenta de expressão e transformação do espaço público”, afirma Luan Cardoso, idealizador do NaLata Festival e que assina a curadoria ao lado de David Roos, curador-chefe do museu Straat.

Desde 2020, o festival tem deixado um legado para a cidade de São Paulo, com um museu a céu aberto com 64 obras em murais e empenas, além de contêineres, escolas, vitrines e esculturas espalhadas pela cidade, com a assinatura de grandes nomes nacionais e internacionais da cena do grafite e de novos talentos, proporcionando uma experiência para todos que passam pelas obras e instalações.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 5/10 a 2/11
Horário: evento de abertura das 19h às 23h, quinta a sexta-feira das 11h às 21h, aos sábados das 12h às 22h e aos domingos das 10h às 20h
Local: Casa NaLata x Straat
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2.910, Pinheiros, São Paulo-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada pelo Sympla
Acessibilidade: tradução para Libras (nos workshops e palestras) e audiodescrição, profissionais qualificados para acompanhar pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que geram limitações aos conteúdos
Mais informações: pelo site ou no perfil do Instagram do NaLata