Categories: CulturaVisuais

Exposição ‘Lua em Primavera’ transforma em arte história de luta contra o câncer de mama

(foto: fbarella/divulgação)

A exposição “Lua em Primavera” será realizada no Espaço Marco do Valle, em Campinas, a partir desta terça-feira (22) até 9 de novembro. Com curadoria de Julyana Troya, a mostra é uma celebração da luta da educadora e bailarina Keyla Ferrari, diagnosticada duas vezes com câncer de mama. A abertura da exposição, às 17h, contará com apresentação de bailarinas em cadeiras de rodas e de um coral de Libras.

As experiências de Keyla se transformaram em arte, com obras que misturam as esculturas e instalações da artista visual Nicole Izzo incorporando objetos como radiografias e caixas de medicamentos, fotografias de Fabio Barella e performance da bailarina, que encontrou na dança um caminho para superar os desafios físicos e emocionais da doença.

O nome da exposição remete a um sonho de Keyla, evocando o ciclo de renascimento da lua e a primavera como metáfora do florescer após um inverno difícil. A bailarina, que recentemente completou cinco meses em remissão, deseja que sua história inspire outras mulheres que enfrentam o câncer. A mãe de Keyla, já falecida, recebeu o diagnóstico quando a bailarina tinha 6 anos e apenas uma de suas três irmãs não herdou os genes que causam o câncer.

Em um desenho em nanquim e carvão, Nicole Izzo remete à infância da bailarina, quando descobriu o câncer de sua mãe. Na escultura “Onda”, a artista visual simboliza as fases de vida e experiências de Keyla desde a infância até os dias de hoje, usando caixas de remédios, fotografias de FBarella e de arquivo pessoal, com espelhos ao redor, proporcionando um jogo de imagens. Também apresenta uma colagem digital com antigas radiografias de Keyla.

Na sala batizada de “Primavera”, a bailaria fará performances. O ambiente contará com velas e flores, criando um espaço para reflexão e espiritualidade, e convidando as mulheres a reconhecerem sua força e capacidade de transformação, mostrando como a arte pode emergir em meio à adversidade.

A curadora Julyana Troya destaca a importância da experiência de Keyla e de sua luta contra o câncer como um exemplo de superação, com uma narrativa que vai além da doença, enfatizando a ressignificação dos momentos difíceis em união e gratidão. Além da dança, a bailarina diz que “Lua em Primavera” faz também uma homenagem ao sagrado feminino e ao “poder que as mulheres têm de reescrever suas histórias”.

Keyla lembra que o Outubro Rosa é um excelente momento de colocar os exames em dia para ter um diagnóstico precoce e falar sobre a importância de se ter uma rede de apoio. Sua primeira caixa de remédios para tratar a doença, por exemplo, ela conseguiu com uma vaquinha virtual entre amigos enquanto aguardava a decisão judicial para liberar o acesso à medicação.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 22/10 (terça-feira) a 9/11
Horário: abertura 22/10 às 17h, com visitação às segundas-feiras das 9h às 16h, de terça a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h
Local: Espaço Marco do Valle
Endereço: Rua Doutor Quirino, 1856, Vila Itapura, Campinas-SP
Mais informações: e-mail contato@ceicampinas.org.br e telefones (19) 3233-6560 e (19) 3241-0629
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

22 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago