Categories: Geral

Câmara aprova projeto que proíbe nomeação de condenados por racismo a cargos públicos em Campinas

Os vereadores de Campinas aprovaram nesta quarta-feira (23), por unanimidade, projeto que proíbe a nomeação de condenados por racismo a cargos públicos na cidade. Agora, a proposta segue para a sanção do prefeito para que seja transformada em lei. De acordo com o PL nº 16/24, a proibição será aplicada para pessoas acusadas com base na Lei Federal 7716/1989 e que tenham processos transitados em julgado, ou seja, decisões em que não cabem mais recursos. O veto só termina após o cumprimento comprovado da pena.

A Lei Federal tipifica e penaliza crimes de racismo no Brasil. Ela define racismo como qualquer discriminação ou preconceito baseado na raça, cor, etnia ou procedência nacional, e estabelece penas que variam de reclusão e multa para atos como incitação ao ódio ou à violência e promoção de ideias racistas. Também considera crime a recusa de acesso a estabelecimentos, emprego ou serviços por motivos raciais.

“O racismo é um crime que deve ser combatido por toda a sociedade e em especial pelo serviço público, que é incontestavelmente um meio de transformação social. Portanto, os ocupantes de cargos públicos em todas as esferas, sejam eles efetivos ou em comissão de livre nomeação e exoneração, têm de estar alinhados com valores éticos e constitucionais”, afirmou o vereador Zé Carlos (PSB), autor do projeto.

Hip hop e funk

Também foi aprovado na noite desta quarta-feira, em primeira votação, projeto de lei do Executivo que reestrutura o Conselho Municipal de Hip-Hop de Campinas, criado por lei de 2004. As alterações incluem as atribuições do órgão, composição e estrutura organizacional.

Outra expressão cultural, o funk, foi tema de projeto votado pelos vereadores nesta semana. Na última segunda-feira, a Câmara de Campinas aprovou, em turno único de discussão e votação, o Projeto de Lei nº 200/24, que institui 12 de junho como o Dia Municipal do Funk em Campinas. Na mesma data, é celebrado o Dia Nacional do Funk.

Carta Campinas

Recent Posts

Comédia autobiográfica ‘Meu Remédio’, com Mouhamed Harfouch, chega a Campinas

(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…

2 hours ago

‘O Sul é o Nosso Norte’ reúne 35 artistas em torno da arte como resistência às catástrofes

Detalhe de obra do artista João Botas (foto divulgação) “O que pode o artista diante…

3 hours ago

Kiusam de Oliveira participa de Encontro de Escritores Negros na PUC-Campinas

(foto fernanda sunega - arquivo pmc) Campinas recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h,…

3 hours ago

Debate presidencial sem checagem dos fatos ao vivo é manipulação das emissoras de TV

(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…

6 hours ago

Grupo Sambaki apresenta os afro sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes

(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…

9 hours ago

Céu faz show dos 20 anos de lançamento do seu álbum de estreia em Campinas

(foto luiza ananias - divulgação) Duas décadas depois de apresentar ao público uma sonoridade que…

1 day ago