Cena de “Marighella”, de Wagner Moura (foto: divulgação)

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe filmes de diversos países, estilos, períodos e temáticas na primeira quinzena de setembro. As sessões são gratuitas e realizadas de terça-feira a domingo nos períodos da tarde e à noite na Sala Glauber Rocha, com capacidade para 72 lugares.

Entre os títulos que serão exibidos até o dia 15 deste mês, estão “As Sufragistas”, da britânica Sarah Gavron; “Marighella”, de Wagner Moura, e “Acabou a Paz!”, documentário de Carlos Pronzato sobre a ocupação de escolas paulistas em 2015 em protesto contra mudanças determinadas pelo governo estadual.

A programação traz ainda produções dos diretores brasileiros Carlos Reichenbach, Luana Mills e Tayná Collodo, dos norte-americanos David Lynch, Alfred Hitchcock e Clint Eastwood, do mexicano Alfonso Arau, dos chineses Chen Kaige e Wang Xiaoshuai, do japonês Isao Takahata, do sueco Victor Sjostrom e do taiwanês Edward Yang.

(com informações de divulgação)

Serviço

Local: Sala Glauber Rocha – Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Programação

5/9 – 19h30 – AS SUFRAGISTAS (2015), de Sarah Gavron – Reino Unido
Cine Olga
Mostra o início da luta do movimento feminista por igualdade e pelo direito de voto e as ações de um grupo militante que decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio para chamar atenção para a causa.

6/9 – 15h – VELUDO AZUL (1986), de David Lynch – EUA
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: pessimismo e protesto ao redor do mundo.
Filme de suspense e mistério neo-noir que se passa em uma pequena cidade e gira em torno das relações entre um jovem ingênuo (Kyle MacLachlan), um traficante de drogas (Dennis Hopper) e uma cantora de cabaré (Isabella Rossellini).

6/9 – 19h30 – COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE (1992), de Alfonso Arau – México
Ciclo Cinema & Literatura
Baseado no romance homônimo de Laura Esquivel, conta a história de uma jovem impedida pelas tradições de se casar e que encontra na culinária uma forma de expressar seus sentimentos.

7/9 – 16h – MENINA DE OURO (2004), de Clint Eastwood – EUA
Ciclo 2024
Frankie (Clint Eastwood) é um velho treinador de boxe que aceita como aluna uma garçonete (Hilary Swank) desde os seus 13 anos por influência do administrador do ginásio (Morgan Freeman), iniciando uma trajetória de sucesso e tragédia. Vencedor do Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e ator coadjuvante

7/9 – 19h30 – IRONIA DA SORTE (1924), de Victor Sjöström – EUA
Cineclube Pérolas Escondidas
Primeiro filme do diretor sueco Victor Sjostrom nos EUA, é uma parábola, baseada na peça “Aquele que Leva um Tapa”, do autor russo Leonid Andreyev, e segue a trajetória de um palhaço de circo (Lon Chaney) que um dia foi um respeitado cientista.

8/9 – 16h – ALMA CORSÁRIA (1993), de Carlos Reichenbach – Brasil
Cineclube Grandes Cenas
Rivaldo Torres e Teodoro Xavier são poetas e amigos de infância que lançam um livro em uma pastelaria de São Paulo. Eles convidam pessoas dos mais variados estilos para o evento.

8/9 – 19h30 – RUAS SILENCIOSAS (2023), de Lucas Sterpeloni – Brasil
Cinema da Casa
Após ser traído em meio a uma situação de fragilidade, João se vê cada vez mais próximo do submundo do crime para completar sua jornada de vingança.

10/9 – 14h – O CONTO DA PRINCESA KAGUYA (2013), de Isao Takahata – Japão
Ciclo: Studio Ghibli
Animação baseada no conto popular japonês “O Corte do Bambu”. Um bebê encontrado dentro de um tronco de bambu se torna uma bela jovem, a princesa Kaguya. Disputada por nobres, ela envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento.

12/9 – 19h30 – ACABOU A PAZ! (2016), de Carlos Pronzato – Brasil
Cineclube Jornal A Verdade
Mostra a ocupação de escolas paulistas por estudantes secundaristas em 2015 em protesto contra mudanças promovidas pelo governo do estado que levariam ao fechamento de várias unidades e transferência dos alunos.

13/9 – 15h – TERRA AMARELA (1984/85), de Chen Kaige – China
História do Cinema anos 1980 – Ciclo Pessimismo e Protesto ao Redor do Mundo
Narra a história de um soldado comunista que é enviado para o interior do país, com a missão de pesquisar e aprender canções tradicionais e populares

13/9 – 19h30 – MARIGHELLA (2019), de Wagner Moura – Brasil
Cineclube Outubro
O filme, baseado no livro “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, de Mário Magalhães, é uma cinebiografia do ex-deputado do PCB, fundador da ALN (Ação Libertadora Nacional), perseguido e morto pela ditadura numa armadilha montada pela equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury

14/9 – 16h – BICICLETAS DE PEQUIM (2001), de Wang Xiaoshuai – China
Cine Verve – Ciclo Cinema Chinês Contemporâneo – Uma Nova Cinematografia.
O conflito entre os valores do campo e da cidade é retratado pela posse do meio de transporte mais popular de Pequim, a bicicleta.

14/9 – 19h30 – AS COISAS SIMPLES DA VIDA (2000), de Edward Yang – Taiwan
Novos Clássicos
NJ Jian mora com a esposa, dois filhos e a sogra idosa, e é sócio de uma empresa de computação. Sua vida estável é abalada quando a sogra entra em coma, seu filho passa por crises da adolescência, seu negócio corre o risco de falir e ele reencontra seu primeiro amor.

15/9 – 16h – INTERLÚDIO (1946), de Alfred Hitchcock – EUA
Mestres do Suspense
História de uma jovem alemã que se torna espiã dos EUA no Rio de Janeiro na caçada a nazistas após conhecer um agente do governo norte-americano. O filme ficou famoso pela cena de beijo na boca entre Cary Grant e Ingrid Bergman, que desafiou o código da época que proibia beijos longos.

15/9 – 19h30 – ECOS NA ESTANTE (2024), de Luana Mills e Tayná Collodo – Brasil
Cinema da Casa
Inspirada na música “Na Sua Estante” (Pitty), duas pessoas tentam fazer de tudo para manter o relacionamento, mesmo com diversas questões emocionais.