Categories: CinemaCultura

Mostra Curta Audiovisual chega à 14ª edição com exibição gratuita de 94 filmes em oito dias

A Mostra Curta Audiovisual, realizada em Campinas desde 2006 por um coletivo independente de artistas e profissionais da área, chega à 14ª edição. Serão oito dias de programação gratuita, destinada a todos os públicos, em diversos espaços culturais da cidade. Neste ano, a mostra acontece entre os próximos dias 18 e 28, dividida em duas semanas, de quarta-feira a sábado.

A abertura, na noite do dia 18, será na Sala dos Toninhos, anexa à Estação Cultura, na Vila Industrial, com a exibição de filmes nacionais, videoclipes e a apresentação de “Espiralar”, performance da Aya Cia de Dança que mistura arte digital, danças em cadeira de rodas, urbanas e afro, percussão ao vivo e música contemporânea autoral.

A programação soma 94 filmes de curta-metragem divididos em oito sessões nacionais, quatro sessões regionais, uma sessão infantil com cinco apresentações, uma sessão de videoclipe com duas exibições, uma sessão de videodança e videoarte, e uma sessão latina.

“Tivemos 569 filmes inscritos vindos de 23 estados, além do Distrito Federal. Desses, foram selecionados 89 filmes de 17 estados e DF. Teremos ainda cinco filmes latino-americanos vindos do México, Argentina e Colômbia, em parceria com a rede Diversidade no Cinema Latino-Americano e Caribenho, a Divercilac”, diz Mari Atauri, diretora-geral da mostra.

Todos os anos a Mostra Curta Audiovisual elege uma temática que norteia a seleção da programação. Para a 14ª edição, o tema “Costurando novas histórias” propõe, segundo os organizadores, reflexões sobre o cuidado, afetividade e ancestralidade, simbolizados pela arte do bordado e sua relevância cultural.

A 14ª edição terá diversos eventos e atividades que celebram a diversidade cultural, com ações artísticas que costuram toda a programação com música, dança, teatro e cultura popular. Todas as sessões nacionais e regionais contarão com algum recurso de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e/ou legendagem.

As sessões nacionais e regionais serão exibidas no canal do YouTube da Mostra por um período de 48 horas a partir do dia seguinte à exibição presencial. As atividades formativas, a masterclass de atuação e a mesa de debate ficarão disponíveis de forma permanente no canal, e a masterclass de audiodescrição ficará on-line por 48 horas.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 18 a 28/9
Abertura: 18/9 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Rua Francisco Teodoro, Vila Industrial, Campinas-SP
Programação: todos os eventos, com datas e locais, estão disponíveis no link https://www.mostracurta.art.br/programacao-geral

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

23 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago