(foto: gui galembeck/divulgação)

A Mostra Curta Audiovisual, realizada em Campinas desde 2006 por um coletivo independente de artistas e profissionais da área, chega à 14ª edição. Serão oito dias de programação gratuita, destinada a todos os públicos, em diversos espaços culturais da cidade. Neste ano, a mostra acontece entre os próximos dias 18 e 28, dividida em duas semanas, de quarta-feira a sábado.

A abertura, na noite do dia 18, será na Sala dos Toninhos, anexa à Estação Cultura, na Vila Industrial, com a exibição de filmes nacionais, videoclipes e a apresentação de “Espiralar”, performance da Aya Cia de Dança que mistura arte digital, danças em cadeira de rodas, urbanas e afro, percussão ao vivo e música contemporânea autoral.

A programação soma 94 filmes de curta-metragem divididos em oito sessões nacionais, quatro sessões regionais, uma sessão infantil com cinco apresentações, uma sessão de videoclipe com duas exibições, uma sessão de videodança e videoarte, e uma sessão latina.

“Tivemos 569 filmes inscritos vindos de 23 estados, além do Distrito Federal. Desses, foram selecionados 89 filmes de 17 estados e DF. Teremos ainda cinco filmes latino-americanos vindos do México, Argentina e Colômbia, em parceria com a rede Diversidade no Cinema Latino-Americano e Caribenho, a Divercilac”, diz Mari Atauri, diretora-geral da mostra.

Todos os anos a Mostra Curta Audiovisual elege uma temática que norteia a seleção da programação. Para a 14ª edição, o tema “Costurando novas histórias” propõe, segundo os organizadores, reflexões sobre o cuidado, afetividade e ancestralidade, simbolizados pela arte do bordado e sua relevância cultural.

A 14ª edição terá diversos eventos e atividades que celebram a diversidade cultural, com ações artísticas que costuram toda a programação com música, dança, teatro e cultura popular. Todas as sessões nacionais e regionais contarão com algum recurso de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e/ou legendagem.

As sessões nacionais e regionais serão exibidas no canal do YouTube da Mostra por um período de 48 horas a partir do dia seguinte à exibição presencial. As atividades formativas, a masterclass de atuação e a mesa de debate ficarão disponíveis de forma permanente no canal, e a masterclass de audiodescrição ficará on-line por 48 horas.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 18 a 28/9
Abertura: 18/9 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Rua Francisco Teodoro, Vila Industrial, Campinas-SP
Programação: todos os eventos, com datas e locais, estão disponíveis no link https://www.mostracurta.art.br/programacao-geral