(foto: julia fullerton-baten/divulgação)

Em São Paulo – A exposição “Frida: uma visão singular de beleza e dor” será aberta nesta terça-feira (1º) no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Inédita no Brasil, a mostra reúne 18 imagens em homenagem a Frida Khalo, 70 anos após sua morte, produzidas na Cidade do México pela fotógrafa alemã Julia Fullerton-Baten. A entrada é gratuita.

Conhecida por suas narrativas visuais de estilo cinematográfico e técnicas sofisticadas de iluminação, Julia contou com modelos para criação das fotografias. Também teve o apoio de um figurinista de cinema local, que encontrou trajes artesanais autênticos de Oaxaca, e de produtores mexicanos, que deram a ela acesso a cenários como uma mansão abandonada no coração da Cidade do México, uma residência privada projetada pelo arquiteto Luis Barragán, antigas fazendas e a enigmática Ilha das Bonecas, em Xochimilco, famosa por seus jardins flutuantes.

“O resultado que vemos é uma série imagética que captura a vibrante energia e a força inconfundível de Frida por meio de cenários e figurinos mexicanos contemporâneos”, diz João Kulcsár, curador da exposição. “Quando olho para suas pinturas, sinto-me inspirada a ser corajosa. Quando olho para suas pinturas, sinto seu amor pelo México”, afirma Julia.

Uma das figuras mais emblemáticas e revolucionárias da arte do século XX, Frida retratou a cultura de seu país em cores vibrantes e fez diversos autorretratos em pinturas que capturaram não apenas sua imagem, mas sua própria história – marcada pela poliomielite, por um acidente de bonde que deixou sequelas por toda a sua vida e pelo relacionamento conturbado com o muralista Diego Rivera. Suas obras revelam a essência de uma mulher que desafiou convenções, rompendo barreiras culturais e de gênero, e afirmou sua identidade.

Oficina

Dentro da programação da exposição, acontece a oficina gratuita “Retratos como Frida (Somos Frida)”, no dia 17 de outubro, às 18h, no foyer térreo do MIS, com 30 vagas preenchidas por ordem de chegada. Durante a atividade, ministrada por Taiane Ferreiras e João Kulcsár, o público é convidado a fazer um retrato em um fundo infinito colorido e com adereços, tendo como referência as imagens de Frida Kahlo.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 1º/10 a 27/10
Horário: 19h (abertura dia 1º), com visitação das 10h às 19h (terças a sextas), 10h às 20h (sábados) e 10h às 18h (domingos e feriados)
Local: Sala Maureen Bisilliat – MIS São Paulo
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo-SP
Ingressos: entrada gratuita