Ícone do site Wordpress Site

Documentário ‘Paredes’ mostra força dos lambe-lambes nas ruas e na arte-educação

(foto: divulgação)

O documentário “Paredes”, média-metragem sobre o primeiro festival de arte de rua da cultura do lambe-lambe da cidade de Americana, será exibido nesta quinta-feira (5), às 19h, no Radisson Red Campinas. A sessão faz parte da programação paralela da edição deste ano da Feira [SUB] de Artes Impressas e Publicações Independentes.

O Paredes – Festival Nacional de Lambe-Lambe nasceu com a proposta de reunir artistas e coletivos que usam a colagem de cartazes como linguagem da arte de rua. O filme, produzido e dirigido pelo artista visual Matheus Hofstatter, mostra os bastidores, as intervenções artísticas e oficinas realizadas dentro de salas de aula durante o festival, e reúne entrevistas com artistas e participantes. Também mostra os materiais usados e o processo de criação dos lambe-lambes.

Hofstatter conta que o lambe-lambe surgiu no século 19, na França, usado como propaganda para espetáculos circenses. Por ser barato, se disseminou e, de um meio para publicidade, acabou sendo incorporado por artistas dentro do conceito do artivismo – o ativismo por meio da arte – como um veículo de aproximação entre as pessoas e a cidade.

No documentário, Ricardo Lilika, Danilo Cunha, Lea Moraes, Edu Revolblack, Erckman, Queel Costa, Janis, o coletivo SHN, artistas envolvidos no festival, e Hofstatter mostram a força e os efeitos dos lambes sobre a cidade e como essa expressão artística pode ser transformadora como ferramenta de arte-educação.

(com informações de divulgação)

Serviço

Exibição do documentário “Paredes”

Data: 5/9
Horário: 19h
Local: Radisson RED Campinas
Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 705, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: evento gratuito, limitado à capacidade do local

Feira [SUB] 2024

Data da feira: 14/9
Horário: 11h às 21h
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
Endereço: Avenida Benjamim Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP
Ingresso: entrada gratuita

Sair da versão mobile