Categories: GeralSaúde

Candidatos assinam compromisso com idosos; Dário faz ressalva em item sobre transporte gratuito a partir dos 60

Os candidatos à Prefeitura de Campinas assinaram a “Carta de Compromisso com as pessoas aposentadas, pensionistas e idosas de Campinas – Eleições 2024”, lançada pelo Coletivo de Lutas das Pessoas Idosas de Campinas, formado pela Associação dos Idosos de Campinas e por grupos de aposentados(as) e pensionistas de entidades de classes da cidade. As assinaturas de quatro dos cinco candidatos foram coletadas entre os dias 13 e 24 de setembro. Ontem (1º), Dário Saadi (Republicanos), o único que ainda não tinha firmado o compromisso, assinou o documento. Diferentemente dos demais, ele fez observações em cada uma das 13 reivindicações.

Uma delas foi no item que trata sobre a implementação de tarifa gratuita para a população a partir dos 60 anos. Dário escreveu: “Essa é uma demanda importante que tem sido objeto das conferências municipais, contudo, cabe ressaltar que a gratuidade obrigatória é a partir de 65 anos conforme a Constituição Federal e Estatuto da Pessoa Idosa”.

O primeiro a assinar a carta foi o candidato Pedro Tourinho, em 13 de setembro. Em 19 de setembro, assinaram o documento Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Angelina Dias (PCO). Como não estava na cidade, Wilson Matos (Novo) assinou digitalmente no dia 24 de setembro. Segundo os organizadores, o candidato Dário Saadi havia  informado, por meio de sua assessoria de imprensa, que assinaria o documento nesta segunda-feira (30), mas retornou dizendo que o faria nos próximos dias, o que ocorreu hoje.

Com a carta, as entidades buscam mobilizar candidaturas comprometidas em defender os direitos das pessoas idosas em Campinas. Os dias Nacional e Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado em 1º outubro. Nesta data também se celebra os 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura direitos a cerca das 32 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos no país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o crescimento acelerado dessa população no Brasil, o IBGE prevê que haverá mais brasileiros idosos do que crianças em 2030. 

Vários candidatos a vereadores(as) também já se comprometeram com a pauta dos idosos campineiros. O documento se encontra à disposição de quem mais queria assiná-lo. (publicado em 30/9 e atualizado em 1º/10, às 17h)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

5 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

11 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

21 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago