(foto: diogo zacarias/divulgação)

Os candidatos à Prefeitura de Campinas assinaram a “Carta de Compromisso com as pessoas aposentadas, pensionistas e idosas de Campinas – Eleições 2024”, lançada pelo Coletivo de Lutas das Pessoas Idosas de Campinas, formado pela Associação dos Idosos de Campinas e por grupos de aposentados(as) e pensionistas de entidades de classes da cidade. As assinaturas de quatro dos cinco candidatos foram coletadas entre os dias 13 e 24 de setembro. Ontem (1º), Dário Saadi (Republicanos), o único que ainda não tinha firmado o compromisso, assinou o documento. Diferentemente dos demais, ele fez observações em cada uma das 13 reivindicações.

Uma delas foi no item que trata sobre a implementação de tarifa gratuita para a população a partir dos 60 anos. Dário escreveu: “Essa é uma demanda importante que tem sido objeto das conferências municipais, contudo, cabe ressaltar que a gratuidade obrigatória é a partir de 65 anos conforme a Constituição Federal e Estatuto da Pessoa Idosa”.

O primeiro a assinar a carta foi o candidato Pedro Tourinho, em 13 de setembro. Em 19 de setembro, assinaram o documento Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Angelina Dias (PCO). Como não estava na cidade, Wilson Matos (Novo) assinou digitalmente no dia 24 de setembro. Segundo os organizadores, o candidato Dário Saadi havia  informado, por meio de sua assessoria de imprensa, que assinaria o documento nesta segunda-feira (30), mas retornou dizendo que o faria nos próximos dias, o que ocorreu hoje.

Com a carta, as entidades buscam mobilizar candidaturas comprometidas em defender os direitos das pessoas idosas em Campinas. Os dias Nacional e Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado em 1º outubro. Nesta data também se celebra os 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura direitos a cerca das 32 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos no país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o crescimento acelerado dessa população no Brasil, o IBGE prevê que haverá mais brasileiros idosos do que crianças em 2030. 

Vários candidatos a vereadores(as) também já se comprometeram com a pauta dos idosos campineiros. O documento se encontra à disposição de quem mais queria assiná-lo. (publicado em 30/9 e atualizado em 1º/10, às 17h)