(foto: divulgação)
Como as transformações das paisagens urbanas podem afetar a memória das pessoas? Fruto desse questionamento, a exposição “Territórios”, da artista visual paulistana Marcia Gadioli, será aberta no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas nesta sexta-feira (20), às 17h. A entrada é gratuita e a mostra pode ser conferida até 31 de outubro.
“Territórios” reúne a produção dos últimos dez anos da artista, desde sua primeira pesquisa sobre o cenário urbano de São Paulo até suas últimas experimentações com formatos e processos fotográficos alternativos, desde fotos impressas até aquelas produzidas artesanalmente por transferência sobre papéis transparentes ou parafina, criando novos sentidos e visualidades pela sobreposição, como destaca o curador da mostra, Eder Ribeiro.
O conjunto da exposição é formado por mais de 70 obras produzidas em diferentes meios: além da fotografia, vídeos e livros de artista. “No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica usada”, define a autora.
Os trabalhos da exposição surgem da combinação de imagens coletadas em álbuns da própria família Gadioli com outras produzidas pelo olhar atento da artista sobre as transformações urbanas, além de imagens e narrativas encontradas em recortes de jornais impressos. “As pessoas poderão ter contato com trabalhos diversos, em variados suportes, que buscam transformar de maneira sutil o espaço da mostra”, comenta o arquiteto Marcelo Salles, responsável pela expografia de “Territórios”.
Além de conferir a mostra, o público terá oportunidade de participar de conversas abertas. Na abertura da exposição, às 17h30, o encontro será com o curador Eder Ribeiro, sobre o desenvolvimento e as relações entre as obras. No dia 19 de outubro, a partir das 11h, o arquiteto Marcelo Salles abordará as relações entre as obras e o espaço expositivo. E, no encerramento da exposição, em 31 de outubro, às 17h, será a vez de Marcia Gadioli trocar informações sobre criação, percepções e olhares.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 20/9 a 31/10
Horário: abertura dia 20/9 às 17h; visitação de terça a sexta-feira das 12h às 18h30 e aos sábados das 10h às 16h, com visitas guiadas das 10h às 12h ou das 14 às 16h, exceto dias 12/10 e 20/10, quando o MIS estará fechado
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Mais informações: (19) 2515-7261
(foto wilson dias - ag brasil) A facilitação no acesso a armas, promovida pelo ex-presidente…
(foto divulgação) A cantora e compositora Vanessa da Mata chega a Campinas nesta sexta-feira,12 de…
(foto Juh Almeida - divulgação) Após as turnês dos trabalhos “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022)…
(foto rovena rosa - ag brasil) Do BdF - A criminalização da misoginia foi uma…
(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…
(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…