(imagem divulgação)

A ADunicamp será uma das salas da 14ª Mostra Curta Audiovisual, que acontece desde 2006, com programação gratuita. Durante a Mostra, serão exibidos filmes regionais, nacionais e latinoamericanos; além da promoção de atividades formativas com profissionais especializados – masterclasses e oficinas práticas – e ações envolvendo outras linguagens artísticas. A mostra ococrre entre os dias 18 e 28 de setembro de 2024 (mais informações)

Para a ADunicamp, a organização preparou a SESSÃO LATINA (programação abaixo), que será realizada no dia 27 de setembro de 2024 (sexta-feira), a partir das 16 horas. O evento será no auditório da entidade e contará com a presença de organizadores(as) para uma roda de conversa após a exibição dos curtas. A entrada é franca e a classificação é 18 anos. 

SESSÃO LATINA

No âmbito da Mostra Curta, apresentamos uma mostra de cinco curtas-metragens que percorreram alguns dos festivais membros da Rede DIVERCILAC. Nesta ocasião, nossa aposta é nas realizações de jovens diretorxs que visibilizam narrativas pouco contadas sobre pessoas LGBT+ e aquelas histórias já vistas, mas narradas com uma estética muito pessoal.

Matías Dinardo dirige e protagoniza “Pensadero” (Argentina, 2022), um curta de ficção que recebeu treze prêmios, onze indicações e quarenta e duas seleções oficiais em diferentes festivais de cinema. Com grande picardia, expõe todas as coisas que pensamos e não dizemos quando estamos conhecendo alguém de quem gostamos. Esse excesso de pensamentos revela o autoquestionamento dentro de uma sociedade configurada por normas impostas. No entanto, os pensamentos dissidentes se cristalizam no momento em que se transformam em emoções e ações.

Digcy Mejías dirige os documentários, “Llámenme puta” (México, 2021) e “Lezz Gluten” (México/USA, 2021). O primeiro (indicado aos prestigiados Prêmios Ariel) mostra a vida de uma jovem trans venezuelana e trabalhadora sexual que reivindica sua profissão e sua condição humana. O segundo (realizado com a câmera de um celular) mergulha na história de uma garota que convive com a doença celíaca e como sua parceira a ajuda a enfrentar os problemas decorrentes de uma vida sem glúten. Fica claro, então, que não se trata de uma publicidade, mas de uma ação necessária para não colocar a vida em risco.

Ramiro Velasco, fundador da produtora e distribuidora El Delirio Cine, é o realizador de “Talcahuano” (Argentina, 2022), uma ficção que registra sete prêmios, cinco indicações e quarenta e nove seleções oficiais. Talcahuano é o nome de uma rua na cidade de Buenos Aires, onde está a casa onde duas irmãs e um irmão lembram de sua falecida mãe. É uma potente e breve história onde as dissidências sexuais são apenas uma das diversas características de alguns personagens.

Para encerrar com chave de ouro, incluímos o curta “Antes de las cosas”(Colombia, 2022) de Daniel Mateo Vallejo. Luciano é um homem à procura de válvulas de escape para lidar com a exaustão mental e emocional que a vida moderna impõe. Em meio ao caos de uma grande cidade, ele se volta para a música e o sexo como formas de buscar alívio e reencontrar algum sentido. No entanto, ele se depara com uma realidade urbana que constantemente o sufoca: uma metrópole onde o prazer é frequentemente substituído por superficialidade e onde as tensões diárias se acumulam, resultando em um constante estado de assédio e estresse. A cidade, com suas pressões sociais, econômicas e culturais, parece estar em constante conflito com seu desejo de libertação e prazer. Explora como essas tensões impactam a busca de Luciano por momentos de satisfação e a luta incessante para encontrar seu lugar em um mundo que muitas vezes parece ser antagônico à sua busca por felicidade e liberdade.​​​​ (​​Texto: José Alirio Peña Zerpa e Cristiano Sousa, curadores)

PROGRAMAÇÃO NA ADUNICAMP | ​​​​​​SESSÃO VEIAS ABERTAS, 67’ , 18+, 27/09 (sexta) às 16h00, no Auditório da ADunicamp​​​​

​​FILMES

PENSADERO (OVERTHINKER), Matías Dinardo
Argentina I 2022 I 15’ I Comédia – LGBT – 18+
​Sinopse: Garoto conhece um garoto. Quase como qualquer história de amor… mas, o que acontece quando você não está apenas descobrindo a outra pessoa, mas também a si mesmo? Marco acaba de se separar de sua ex-namorada e conhece Galo, um despreocupado e agradável rapaz que o desestabiliza. E a estrutura. E os pensamentos. Porque Marco pensa muito, mais do que age. Garoto conquista garoto?

LLÁMENME PUTA, Digcy Mejías
México I 2021 I 11’ I Documentário – 18+
Sinopse: Sarah é uma trabalhadora sexual trans que está realizando seu sonho de aumentar os seios. Vemos sua rotina diária de exercícios, cozinhar, mostrando às pessoas que as prostitutas não são vampiros que saem à noite para se prostituir, mas seres humanos com uma vida normal.

LEZZ GLUTEN, Digcy Mejías
México- EUA I 2021 I 13’ I Documentário – 18+
Sinopse: Jiny é uma mulher jovem que vive com a doença celíaca. À medida que reflete sobre sua própria luta para aceitar sua condição e viver de maneira autêntica, percebe como enfrentar seu diagnóstico é um processo semelhante ao que experimentou ao compartilhar sua orientação sexual com o mundo. A metáfora de “sair do armário” adquire um novo significado em sua vida, sentindo que também teve que se abrir e ser honesta sobre sua condição de saúde. No meio de sua jornada emocional e pessoal, Jiny encontra em sua relação com Yera, e sua amizade com Kristy, uma fonte de apoio e amor incondicional que a ajuda a superar os momentos difíceis relacionados à sua doença e ao seu próprio processo de autodescoberta.

TALCAHUANO, Ramiro Velasco
Argentina I 2022 I 14’ I Drama – 18+
Sinopse: Sábado à tarde. A antiga casa da família parece ter parado no tempo. Reunidos lá, Maria Luz, Noelia e Gonzalo enfrentam o luto pela recente morte de sua mãe, tentando se apropriar e se desfazer de lembranças e coisas materiais.

ANTES DE LAS COSAS, Daniel Mateo Vallejo
Colômbia I 2022 I 15’ I Drama – 18+
Sinopse: Luciano busca escapar da exaustão da vida através da música e do sexo, mas encontra-se em uma cidade que lhe nega o prazer e o oprime com constantes assédios e tensões.

​SOBRE A DIVERCILAC
(Diversidade no Cinema Latino-Americano e Caribenho)
Essa rede nasceu em 2015 com o propósito de integrar escolas e festivais de cinema na América Latina e no Caribe para o desenvolvimento acadêmico e artístico-cultural em cinematografias LGBTIQ+, tendo como um dos eixos principais o fortalecimento de mostras e a maior difusão na região, sem detrimento das formas particulares de aquisição de filmes de cada um dos festivais membros. Quase 10 anos após sua criação, a rede transcende as cinematografias, questionando e denunciando todas aquelas ações que prejudiquem os direitos humanos das pessoas dissidentes sexuais e de gênero.