Uma performance híbrida, que mistura cenas em palco com projeções audiovisuais, baseada em situações reais de pessoas comuns que se juntaram ao Coletivo Artístico Emaranhados, em um projeto contemplado pela lei Paulo Gustavo, entra em cartaz nesta semana. Resultado de uma experiência coletiva que teve início por meio de histórias de vida, trabalho de corpo e cena e da produção do espetáculo, a apresentação recebe o nome “Margens, Performances Híbridas sobe Liberdade”, referência ao público-objeto do projeto, pessoas que costumam estar à margem da sociedade e que sofrem com a violência constante, nos mais diferentes contextos urbanos e que resultam em alertas para a saúde mental e a liberdade.
Foram alguns encontros semanais entre os voluntários interessados no projeto e os participantes do coletivo onde, juntos, puderam realizar trocas e movimentos criativos que resultaram na apresentação. O foco do trabalho foi ter próximo ao Coletivo pessoas em situação de rua, usuários da Rede de Saúde Mental, pessoas trans, pessoas pretas, mulheres mães solo e indígenas, que pudessem trazer suas vivências, contar suas histórias e colaborar com a formação do “Margens”.
A apresentação une presença no palco e projeções em vídeos, também resultantes dos encontros com os voluntários. De acordo com as intervenções realizadas ao longo do projeto, liberdade foi o tema que mais atravessou as referências trabalhadas, o Coletivo e os participantes.
“Margens” conta com quatro novos atores-voluntários, pessoas envolvidas no projeto e que optaram em participar da apresentação final, Islaine Garcia, Jennifer Éffe’s, Daniela Silva e GK Gomes, além da cantora Ísis Rey. Agnes Santos, atriz do Coletivo, revisita e ressignifica seu trabalho anterior, o solo “À Margem” e também com o curta-metragem ‘Margem’, resultados do projeto do Emaranhados em 2023.
Serão ao todo cinco apresentações, sendo duas na Sala Toninhos, uma no MIS – Museu da Imagem e Som de Campinas, uma no Centro de Convivência Portal das Artes e a última apresentação na Universidade São Francisco. (Com informações de divulgação)
Serviço:
Espetáculo “Margens, Performances Híbridas sobre Liberdade”
Quando:
. Dias 22 e 23 de agosto, às 20h, na Sala Toninhos;
. Dia 24 de agosto, às 20h, no MIS;
. Dia 29 de agosto, às 10h, no Centro de Convivência Portal das Artes;
. Dia 29 de agosto, às 19h, na Universidade São Francisco.
Todas as apresentações são com entrada gratuita.
Endereços:
. Sala Toninhos – R. Francisco Teodoro – Vila Industrial;
. MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro;
. Centro de Convivência Portal das Artes – R. Porto Ferreira, 288 – Jardim Baroneza;
. Universidade São Francisco – Campus Rua Waldemar César da Silveira, 105 – Jardim Cura D´ars.
Conheça mais sobre o Coletivo Artístico Emaranhados pelo perfil na rede social Instagram: @coletivoemaranhados