(foto: TSE/divulgação)

Em um cenário marcado pela circulação de muita desinformação e fake news, os eleitores têm agora à disposição um canal seguro para se informar e comparar as propostas dos políticos que vão disputar as eleições municipais antes de decidirem o seu voto. A plataforma digital Vota Aí, lançada nesta semana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), reúne um acervo com os programas de governo de candidatas e candidatos a prefeito de todas as cidades brasileiras.

São cerca de 60 mil documentos, desde 2012 até 2024, que podem ser consultados na íntegra ou a partir de filtros, com a ajuda da Inteligência Artificial. É possível comparar dois programas – de partidos, municípios ou anos diferentes –, verificar menções a palavras específicas e como elas aparecem.

Pioneira, a iniciativa é coordenada por Nara Salles, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp, e por Argelina Figueiredo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ. O Vota Aí! continuará aberto para consulta após as eleições e é uma forma também de acompanhar se as propostas feitas pelos políticos durante as campanhas estão sendo cumpridas.

Desde 2009, o registro de programas de governo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma obrigação legal que tem de ser cumprida por todos os que se candidatam aos cargos de prefeito, governador e presidente. Os documentos que compõem o acervo digital vêm sendo usados em pesquisas feitas em parceria entre o Cesop-Unicamp e o Doxa, Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública do IESP-UERJ para “identificar se candidatos de uma mesma cidade propõem políticas diferentes, o que eles propõem, e se os partidos políticos alinham suas propostas nacionalmente”.

“O Vota Aí! nasce assim, do nosso compromisso com a ciência política pública, voltada para as pessoas, e do nosso desejo de disponibilizar os instrumentos desenvolvidos em nossas pesquisas para que cada eleitora e cada eleitor tenha informação política de forma rápida, gratuita e simples para decidir o seu voto”, afirma o texto de apresentação do projeto.

Como o Vota Aí funciona

No menu lateral, você pode escolher ler um programa na íntegra (aba “Leitura”) ou fazer buscas (aba “Análises”).

Você também pode optar por analisar um documento ou compará-lo com outro, e ainda definir uma ou mais palavras para buscar (por exemplo: saúde, educação etc.).

Ao clicar em “Analisar”, aparecem cinco tipos diferentes de análises.

  1. Temas presentes: mostra temas abordados em cada programa de governo (recurso disponível somente para 2024 e 2020).
  2. Nuvem de palavras: exibe os termos que mais aparecem nos planos de governo – quanto maior o tamanho das palavras, mais vezes são usadas.
  3. Palavras frequentes: outra forma de visualização, em que as palavras aparecem em um gráfico de barras, com o número de vezes que foram citadas.
  4. Análise de contexto: mostra o que aparece antes e depois da palavra digitada na busca.
  5. Rede de palavras: exibe a relação entre as palavras, ou seja, quais termos aparecem próximos nos documentos.