A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Campinas, realizada pela Quaest, e encomendado pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra grande potencial de crescimento do candidato do campo democrático Pedro Tourinho (PT).
Nesta primeira pesquisa, Tourinho aparece com 16% das intenções de voto, próximo de Rafa Zimbaldi (Cidadania) com 22% e atrás do atual prefeito Dário Saadi (Republicanos), com 36% das intenções de votos.
A pesquisa, que já indica que haverá segundo turno em Campinas, mostra o potencial de Tourinho porque 53% dos eleitores admitem mudar de voto. Mas os votos de Pedro Tourinho são os mais consolidados. 61% dos eleitores de Pedro Tourinho dizem que não vão mudar de voto, percentual bem mais baixo fica Zimbaldi, que tem apenas 32% de voto definitivo. Dário tem 46% de voto definitivo.
Outro dado importante é Tourinho aparecer em segundo lugar na pesquisa espontânea, com 4% das intenções de voto, o dobro de Zimbaldi. Pedro Tourinho também é o menos conhecido entre os três primeiros colocados. Segundo a pesquisa, Tourinho é desconhecido por 44% dos eleitores, contra 9% de Dário e 17% de Zimbaldi.
Segundo o levantamento, as entrevistas foram realizadas entre os dias 24 e 26 de agosto com 900 moradores a partir de 16 anos.
Outros candidatos: a professora Angelina Dias (PCO) e o engenheiro Wilson Matos (Novo) têm 2% e 1% respectivamente. Segunda a pesquisa, os indecisos representam 8% e os votos em brancos, nulos e abstenções somam 15%.