(foto: divulgação)
O Ponto de Cultura Quintal Garatuja apresenta o espetáculo teatral “Plástico, um Mito Contemporâneo”, desenvolvido e apresentado pela atriz e pesquisadora Pamella Villanova, em sessões gratuitas do próximo domingo (18) ao dia 25 deste mês, às 19h. Em cena, a história do plástico é contada a partir de diversos pontos de vista, por personagens comuns e outros nem tanto, humanos e não humanos.
A peça estreou na Espanha e circulou por Madri, Barcelona, Zaragoza e Granada, em espaços culturais e eventos acadêmicos. “Criar o espetáculo em espanhol foi um desafio divertido e, aos poucos, fomos percebendo diferenças culturais para além da língua”, comenta Pamella, que elaborou a obra, uma palestra-performance, como parte de sua pesquisa de doutorado sobre a problemática do lixo e a cena teatral na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O projeto nasceu do desejo de discutir o consumo e descarte de plástico, e envolve também a redução na geração de resíduos desde o processo de ensaios até a circulação do espetáculo. “A peça cabe em uma mala”, explica Pamella. Todos os objetos cênicos são acomodados em um pequeno espaço e vão sendo ressignificados ao longo da apresentação.
“Encontramos a personagem ‘o palhaço que come lixo’ em uma música do Raul Seixas e depois o transformamos para trazer para o palco aquela famosa lixeira com formato de palhaço. Ela é quem conta boa parte da história na peça”, adianta o artista Dudu Ferraz, que faz a assistência de direção e de dramaturgia.
As questões sobre acessibilidade também fazem parte da pesquisa teatral para o espetáculo, que tem descrição para pessoas com deficiência visual e tradução em Libras. A investigação dos recursos necessários para democratizar o acesso, incluindo diálogos com esse público, foi feita com a assessoria de Maíra Schiavinato Massei, artista plástica e produtora de acessibilidade cultural.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 18/8 a 25/8
Horário: 19h
Local: Ponto de Cultura Quintal Garatuja
Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 1.520, Jd. Nova Europa, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes