Cillian Murphy, premiado como melhor ator (foto: reprodução)
O filme “Oppenheimer”, o grande vencedor do Oscar 2024 com sete estatuetas, será exibido nesta terça-feira (20), às 14h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Dirigido por Christopher Nolan, o longa acompanha a vida do físico J. Robert Oppenheimer, que liderou a equipe que projetou e construiu as primeiras bombas atômicas.
A cinebiografia recebeu os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor ator (Cillian Murphy), melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), melhor fotografia (Hoyte van Hoytema), melhor trilha sonora original (Ludwig Göransson) e melhor edição. A produção é baseada no livro “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, vencedor do Prêmio Pulitzer.
Até o próximo domingo (25), outras sete produções serão exibidas, sempre gratuitamente, na Sala Glauber Rocha, do MIS. Entre eles, estão “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee, e “Atração Fatal”, de Adrian Lyne, que marcaram os anos 1980, e o último filme do cineasta japonês Yasujiro Ozu, “A Rotina tem Seu Encanto”, que trata de forma poética sobre o envelhecimento, a solidão e a família.
Serviço
Local: Sala Glauber Rocha – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Programação
20/08 – 14h
Ciclo: Premiados pelo Mundo
OPPENHEIMER (2023), de Christopher Nolan – EUA, Reino Unido e Irlanda do Norte
O filme é baseado no livro biográfico “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, vencedor do Prêmio Pulitzer, e acompanha a vida de Oppenheimer (Cillian Murphy), físico que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
22/8 – 19h30
Ciclo de Cinema Aliança Francesa Campinas – MIS
DUAS GAROTAS ROMÂNTICAS (1967), de Jacques Demy – França
A história gira em torno das irmãs gêmeas Solange e Delpine Garnier, que dão aulas de teoria musical e de dança, e que esperam pelo amor verdadeiro, assim como um pintor, um compositor, um negociante de música e a mãe deles, que dirige um café.
23/8 – 15h
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: pessimismo e protesto ao redor do mundo.
FAÇA A COISA CERTA (1989), de Spike Lee – EUA
Comédia dramática indicada a dois Oscars que enfoca as tensões raciais em um bairro da cidade de Nova York à medida que elas chegam ao auge no dia mais quente do ano.
23/8 – 19h30
Invocando O Mal
DESAFIO DO ALÉM (1963), de Robert Wise – EUA
Filme de terror em que três pessoas são recrutadas por um investigador paranormal para ajudar a descobrir os segredos de uma mansão assombrada pelos espíritos dos antigos moradores.
24/8 – 16h
Cineclube Mulheres na Direção
DISQUE JANE (2022), de Phyllis Nagy – EUA
A vida de Joy se desestabiliza quando sua gravidez passa a ser um risco de vida. Os médicos se recusam a ajudá-la, mas sua jornada para encontrar uma solução a leva a uma organização clandestina de mulheres que muda sua vida.
24/8 – 19h30
Cineclube Voyager
STAR TREK – VOYAGER: NUM PISCAR DE OLHOS (2000), de Gabrielle Beaumont – EUA
A nave USS Voyager fica presa na órbita de um planeta onde o tempo passa rapidamente – alguns segundos na nave correspondem e vários dias no planeta.
25/8 – 16h
Mestres dos Suspense
ATRAÇÃO FATAL (1987), de Adrian Lyne – EUA
Filme de suspense escrito por James Dearden, a partir do seu curta “Diversion”. O protagonista, é um homem que leva uma vida profissional e familiar harmoniosa. Tudo muda quando ele decide viver uma relação extraconjugal com uma amante obsessiva.
25/8 –19h30
Ciclo: Às voltas com o tempo: o curso do rio
A ROTINA TEM SEU ENCANTO (1962), de Yasujiro Ozu -Japão
Em seu último filme, Ozu conta a história de um viúvo que descobre que a filha de um professor se tornou amarga e triste por nunca ter se casado para poder ficar tomando conta do pai, o que o leva a pensar sobre o destino de sua própria filha, de 24 anos.