Documentário faz paralelo entre Israel e África do Sul do período do apartheid (foto: reprodução)
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, no Centro da cidade, exibe sete produções de cineastas de seis países entre os dias 13 a 18 deste mês, em sessões gratuitas de terça-feira a domingo na Sala Glauber Rocha, com capacidade para 72 lugares. A curadoria dos filmes envolve dezenas de cineclubes da cidade, com a exibição de clássicos e títulos dos mais variados gêneros que muitas vezes não têm espaço no circuito comercial apresentados em ciclos temáticos (confira a agenda completa abaixo).
A programação da semana começa com o Ciclo Studio Ghibli, o lendário estúdio japonês de animação. “Princesa Mononoke” (1997), de Hayao Miyazaki, acompanha a jornada de um príncipe que enfrenta animais fantásticos, os mistérios da natureza e outros obstáculos para se livrar de uma maldição depois que sua aldeia é invadida por um demônio.
No dia 16, no Ciclo Oriente Médio, será exibido “Roadmap to Apartheid” (2012), dirigido pela jornalista sul-africana Ana Nogueira e pelo ativista israelense Eron Davidson. Produzido na Palestina e em Israel, o documentário compara as leis e metodologias usadas pela África do Sul do período do apartheid e as estratégias de Israel para separação e dominação dos palestinos.
No Lado B – Ciclo Primeiro Longa da Carreira, dia 17, é a vez de “Cães de Aluguel” (1982), de Quentin Tarantino, diretor norte-americano que já mostra seu estilo mesmo com o baixo orçamento. A trama gira em torno de um malsucedido roubo de diamantes por um bando formado por um criminoso. Ele reúne seis homens que não sabem nada um sobre o outro e usam cores como codinomes. Quando a polícia frusta o assalto, eles passam a desconfiar que há um policial disfarçado entre eles, criando um clima de acusações mútuas.
Também serão exibidos um longa da China e o português “As Armas e o Povo” (1975), do Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, sobre a Revolução dos Cravos. O filme mostra as manifestações populares, discursos e a libertação de presos políticos, com entrevistas feitas na rua pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha.
(com informações de divulgação)
Serviço
Local: Sala Glauber Rocha – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Programação
13/8 – 14h
Ciclo: Studio Ghibli
PRINCESA MONONOKE (1997), de Hayao Miyazaki – Japão
Classificação: 12 anos
A aldeia de Ashitaka é invadida por um demônio e o príncipe é ferido e contaminado por uma maldição ao matá-lo. A cura está na floresta proibida e ele parte em jornada, enfrentando diversos obstáculos, como animais fantásticos e homens que querem destruir a floresta.
15/8 – 19h30
Cineclube Poeira
AS ARMAS E O POVO (1975), do Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica – Portugal
Classificação: 12 anos.
Rodado durante 25 de abril e o 1º de maio de 1974, é um documento histórico e um dos mais célebres filmes sobre a Revolução dos Cravos. Mostra discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal, a libertação de presos políticos e entrevistas feitas pelo cineasta Glauber Rocha nas ruas.
16/8 – 15h
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: pessimismo e protesto ao redor do mundo.
O LADRÃO DE CAVALOS (1986), de Tian Zhuangzhuang – China
Classificação: 14 anos
A narrativa se passa num período anterior à invasão chinesa (de 1950) e trata de um tibetano ladrão de cavalos, dando a conhecer todo um povo, uma cultura e uma religião, de modo quase documental.
16/8 – 19h30
Ciclo: Oriente Médio
ROADMAP TO APARTHEID (2012), de Ana Nogueira e Eron Davidson – Palestina e Israel
Classificação: 14 anos
O documentário compara leis e métodos usados por Israel e pela África do Sul do período do apartheid, mostra como é a vida na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e dentro de Israel.
17/8 – 16h
Cineclube Purpurina
KAJILLIONAIRE (2020), de Miranda July – EUA
Classificação: 14 anos
Old Dolio é uma jovem que tem uma família criminosa e que vê sua vida dar uma guinada e virar de ponta cabeça quando seus pais envolvem uma estranha no maior assalto que eles já planejaram.
17/8 – 19h30
Lado B – Ciclo Primeiro Longa da Carreira
CÃES DE ALUGUEL (1982), de Quentin Tarantino – EUA
Classificação: 18 anos
Um criminoso reúne seis bandidos para um grande roubo de diamantes. Durante o assalto, a polícia está lá e um deles é baleado. Desconfiados que há um infiltrado, começam as acusações mútuas.
18/8 – 16h
Rebobinando
ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979), de Ridley Scott – EUA
Classificação: 18 anos
Nessa ficção científica de terror, um alienígena ataca tripulantes de uma nave especial que está retornando para a Terra. Com Sigourney Weaver no elenco, o filme levou o Oscar de Efeitos Especiais.