(foto: arthur amaral/divulgação)

O solo clownesco “O Não-Lugar de Ágada Tchainik”, protagonizado pela atriz e pesquisadora Naomi Silman, completa 20 anos em cartaz e, para celebrar esse marco, o Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – Unicamp) promove apresentações gratuitas do espetáculo de sexta-feira (23) a domingo (25), às 20h, em sua sede, em Barão Geraldo, Campinas.

Ambientada em um mundo apocalíptico, após a erupção de um vulcão, a trama começa com um convite de Ágada Tchainik: segui-la em uma viagem. “O solo tem uma história de início, meio e fim, e isso é menos comum na estrutura de espetáculos de palhaçaria, que muitas vezes são construídos com vários números ou gags”, pontua Naomi.

Ao mesmo tempo, diz a atriz, a montagem se mantém aberta ao improviso e às novas referências que surgiram ao longo dessas duas décadas, como memes, uma dancinha que faz sucesso nas redes sociais ou um assunto das notícias.

“Necessitamos construir um palhaço que fale aos nossos dias de hoje não só uma coleção de gags, mas um arquétipo que revele a essência do performer-ator, momentos em que podemos tocar um ao outro através do riso”, reforça Sue Morrison, que assina a direção da peça.

A diretora canadense é reconhecida mundialmente pelo método de trabalho “O Clown Através da Máscara, o Solo”, que estreou em 2004, rodou o Brasil e desembarcou em diversos festivais e encontros de palhaçaria no Brasil e outros países, como Israel e Colômbia.

A relação direta com o público é outra característica da montagem. “Vou para dentro da plateia, converso com ela, proponho a participação, e de uma maneira que o público se sente muito à vontade. A plateia participa de pequenas ações, interações, às vezes com uma fala ou quando estende a mão quando a palhaça está triste”, conta Naomi.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 23/8 (sexta-feira), 24/8 (sábado) e 25/8 (domingo)
Horário: 20h
Local: Lume Teatro
Endereço: Rua Carlos Diniz leitão, 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas.
Ingressos: entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação
Acessibilidade: a sessão de sexta-feira contará com intérprete de Libras
Informações: @lumeteatro