José Wilker em “Bye Bye Brasil’ (foto: divulgação)

As produções nacionais se destacam na programação de cinema desta semana do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Em cinco das sete sessões realizadas na Sala Glauber Rocha de terça-feira (27) a sábado (31), serão exibidos filmes e documentários produzidos no Brasil. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (29), “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues, acompanha uma trupe de artistas ambulantes, a Caravana Rolidei, que se apresenta em pequenas cidades do interior do Norte e Nordeste brasileiro. Com Betty Faria e José Wilker no elenco, o filme tem em sua trilha sonora músicas de Chico Buarque e Roberto Menescal.

“O Beijo no Asfalto”, de Bruno Barreto, e “Abril Despedaçado”, de Walter Salles, são as atrações da sexta-feira (30). Baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, o primeiro expõe o preconceito depois que um bancário recém-casado (Ney Latorraca) realiza o último desejo de um homem atropelado: ser beijado. A cena é vista pelo seu sogro (Tarcísio Meira) e vai parar nas páginas de um jornal sensacionalista. Já “Abril Despedaçado” se passa no sertão brasileiro dos anos 1910 e mostra os conflitos de um jovem após o assassinato de seu irmão.

No sábado (31), haverá dose dupla de documentários brasileiros. À tarde, será exibido “Muito Além do Peso”, de Estela Renner, que aborda a obesidade infantil a partir de histórias reais, depoimentos de crianças, pais, profissionais e estatísticas. À noite será a vez de “Batatinha, Poeta do Samba”, de Marcelo Rabelo, sobre o sambista baiano Oscar da Penha. Após a exibição, Bia Lourenço cantará músicas do compositor em um pocket show.

O anime “Neste Canto do Mundo”, do japonês Mamoru Oshii, e “Na Natureza Selvagem”, do norte-americano Sean Penn, completam a programação da semana.

Serviço

Local: Sala Glauber Rocha – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Programação

27/8 – 14h
Ciclo: Curtindo Anime
NESTE CANTO DO MUNDO (1995), de Mamoru Oshii – Japão
Baseado no mangá de Fumiyo Kouno, acompanha a vida de Suzu, uma garota de 18 anos que se muda para uma cidade militar perto de Hiroshima, de 1933 a 1945.

28/8 – 19h30
Cine Reflexão
NA NATUREZA SELVAGEM (2007), de Sean Penn – EUA
O longa conta a história real de Christopher McCandless, um jovem que decide viajar pelos EUA após terminar a faculdade e sua jornada no deserto do Alasca.

29/8 – 19h30
Cine Brasil
BYE BYE BRASIL (1980), de Cacá Diegues – Brasil
Artistas cruzam o país fazendo espetáculos em pequenas cidades em uma caravana que cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

30/8 – 15h
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: brasilidades
O BEIJO NO ASFALTO (1980), de Bruno Barreto – Brasil
Com roteiro de Doc Comparato e baseado na peça de Nelson Rodrigues, a trama gira em torno da repercussão do beijo dado por um homem em outro, atropelado e prestes a morrer, na rua.

30/8 – 19h30
Cine Brasil
ABRIL DESPEDAÇADO (2001), de Walter Salles – Brasil
Em 1910, Tonho vive com sua família no sertão brasileiro. O seu pai tenta convencê-lo a vingar a morte do irmão mais velho, assassinado por uma família rival.

31/8 – 16h
Cinema da casa
MUITO ALÉM DO PESO (2012), de Estela Renner – Brasil
O documentário aborda a obesidade infantil, a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da publicidade de alimentos dirigida a esse público.

31/8 – 19h30
Cinema da Casa
BATATINHA, POETA DO SAMBA (2008), de Marcelo Rabelo – Brasil
Documentário em que um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha (1924-1997), é visto sob a perspectiva dos filhos.