Categories: Cultura

Festival de Filmes Científicos tem exibição de ‘Pantanal em Chamas’ e outros com roda de conversa

(imagem reprodução – cena de pantanal em chamas)

Em parceria com o Festival de Filmes Científicos (FeFiCi) do IA/Unicamp, o CINEADU realizará neste mês de agosto/2024, sessões com filmes científicos. No dia 14 de agosto de 2024 (quarta-feira), serão exibidos quatro curtas: “Plague Inc e o Cinema Científico: uma análise das imagens dos games” (4 min.), de Letícia Wexell; “Pantanal em Chamas” (8 min.), de Luanna Sampaio; “Vale do Ribeira” (13 min.), de Bruno Ruiz; e “Memórias depois da Lama” (10 min). Após as exibições, haverá roda de conversa sobre os filmes e seus temas.

Os filmes fizeram parte da 15ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), realizado entre os dias 2 e 12 de maio de 2024.

Plague Inc e o Cinema Científico: Uma análise das imagens dos games | Letícia Wexell
Os videogames devem muito ao cinema, e o cinema deve muito à ciência. Os filmes científicos e suas lentes foram a base necessária para que o cinema acontecesse, quando as lentes de microscópios e telescópios eram mais famosas que as de câmeras. De uma ponta da história a outra, comparamos se as imagens criadas por um jogo se assemelham às imagens visualizáveis nas lentes da ciência.

Pantanal em Chamas | Luanna Sampaio
No ano de 2020 o país voltou sua atenção para as queimadas sem precedentes e desproporcionais que ocorreram no bioma no meio do ano. Neste filme, investiga-se a situação do Pantanal em relação às queimadas e quanto à natureza do bioma.

Vale do Ribeira | Bruno Ruiz
O documentário apresenta de forma breve uma amostra da fauna e flora da região do Vale do Ribeira.

Memórias depois da Lama | Artur Marques
Qual o impacto das memórias na vida humana? Com este questionamento, Memória depois da lama busca nos desastres-crime de Mariana e Brumadinho indícios do que a lembrança pode significar individual e coletivamente em contextos traumáticos. (DA ADunicamp)

SERVIÇO
CINEADU apresenta: Cinema Científico na ADunicamp
Exibição de filmes e bate-papo sobre os temas Curtas: “Plague Inc e o Cinema Científico: uma análise das imagens dos games” (4 min.), de Letícia Wexell; “Pantanal em Chamas” (8 min.), de Luanna Sampaio; “Vale do Ribeira” (13 min.), de Bruno Ruiz; e “Memórias depois da Lama” (10 min)
Data: 14/08/2024 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Classificação: 14 anos
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

2 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

3 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

3 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

3 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago