Nos mesmos dias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente é investigado por vários crimes, participava de eventos com apoiadores nas regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, explodia o número de incêndios na região, o que indica a possiblidade de uma ação deliberadas de apoiadores criminosos.
Vejam os dados: o interior registrou 2.316 focos de incêndio exatamente nos dias que Bolsonaro passava pela região. Para se ter uma ideia, no mês de agosto inteiro do ano passado foram 352 focos e, agora, em apenas dois dias, 7 vezes mais. Esses dois dias representam mais de 100 vezes a média diária de agosto do ano passado.
Veja a coincidência das datas. No dia 21 de agosto, Bolsonaro participou de motociata e atos com apoiadores em São José do Rio Preto (SP) e visitou Mirassol. Depois o roteiro incluiu a região de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho e Franca na 5ª feira, dia 22 de agosto; Olímpia e Barretos na 6ª feira, dia 23 de agosto. Ao todo foram 9 cidades enquanto o interior era incendiado. Veja vídeos abaixo.
Nessas mesmas datas, como dito acima, explodiram o número de focos de incêndio exatamente nas regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Foram mais de 2.316 focos de incêndios exatamente nos dias 22 e 23 de agosto no estado.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram São Paulo, de forma surpreendente, no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, muito mais que os estados da Amazônia e de Mato Grosso, e indicando uma ação deliberada de grupos criminosos. Mais um indicativo de ação coordenada é a grande série de ocorrências envolvendo canaviais em chamas (vídeo abaixo), o que levou a morte de dois trabalhadores que tentavam combater o fogo.
Dias antes, 15 de agosto, apoiadores de Bolsonaro publicaram mensagens dizendo que dia 07 de setembro iria “Pegar Fogo”. Veja postagem abaixo, no final.