(foto: bruno silva/divulgação)

O fotógrafo e escritor campineiro Roniel Felipe lança o romance “O Doce Beijo do Caboclo” no próximo sábado (10), a partir das 19h30, na Casa de Cultura Tainã. Ambientado no sertão pernambucano dos anos 1930, seu sétimo livro mistura simbologias da cultura nordestina com fantasia, mistério e sátira.

A obra é inspirada pelo Armorial, movimento de exaltação da autenticidade da arte brasileira com base nas raízes populares idealizado por Ariano Suassuna, e fruto de uma pesquisa de quatro anos. Nas 312 páginas, o autor destaca cidades reais, a flora, a fauna e elementos como a seca e o cangaço. “Retratar o Nordeste da década de 1930 deu muito trabalho. Estudei muito sobre cangaço, o cenário político e os costumes, por isso, a imersão dos leitores nesse universo será profunda”, diz Felipe.

A trama narra as desventuras de um extravagante jornalista, dois adolescentes e um vira-lata caramelo que desbravam o sertão na tentativa de solucionar por que dezenas de jovens amanhecem mortas e muito envelhecidas. Em comum, todas elas participaram de animados bailes de forró e foram vistas ao lado de um forasteiro, cujas descrições sobre sua aparência variam de local para local.

“É uma obra que visa divertir e ao mesmo tempo enaltecer a riqueza da cultura popular. Existe um vasto mercado de livros de fantasia e mistério, mas são raros os casos no qual o Brasil é o cenário de fundo”, diz o autor. Além de apresentar um cordel que elucida o mistério, a obra independente conta com ilustrações de xilogravuristas como Pablo Borges, filho de J. Borges, um dos mais conhecidos artistas nordestinos, e Thiago Modesto.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 10/8
Horário: 19h30
Local: Casa de Cultura Tainã
Endereço: Rua Inhambu, 65, Vila Pe. Manoel da Nóbrega, Campinas-SP