Ícone do site Wordpress Site

Cine Infância e Mostra Museu promovem curso e oficina gratuitos para professores

(foto: danilo dias de freitas/divulgação)

Dois projetos voltados à arte promovem atividades formativas gratuitas para os professores de Campinas neste mês. No dia 5, a Mostra Museu: Arte na Quarentena recebe docentes da rede pública para um curso, seguido de visita guiada pela exposição, e no dia 7, o projeto de cineclube infantil itinerante Cine Infância fará uma oficina para educadores. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso se inscrever antecipadamente.

A formação da Mostra Museu: Arte na Quarentena vai explorar o conteúdo multidisciplinar proposto pelo projeto, que traz obras e artistas de diferentes partes do mundo, além de ampliar as perspectivas sobre a arte, que se apresenta em diversas linguagens: pintura, escultura, performance, animação, intervenção urbana, poesia, arte digital, vídeo arte, colagens, entre outras. Os professores terão a oportunidade de visitar a exposição com a curadora Ana Carolina Ralston.

“O objetivo é que os educadores possam usar essa experiência para trabalhar diversas disciplinas com os alunos, aplicando os conteúdos artísticos trazidos pela mostra, que são diversos, nas aulas de artes visuais, literatura, geografia, entre outras”, explica Ana Helena Grimaldi, arte educadora responsável pelo desenvolvimento do programa educativo e uma das artistas locais com obras na exposição, ao lado de Kate Manhães.

A Mostra Museu: Arte na Quarentena, projeto que ocupou as ruas de São Paulo durante a pandemia e que segue itinerante, reúne 200 obras assinadas por artistas de 40 países e pode ser visitada até 31 de agosto no Instituto Pavão Cultural, na Cidade Universitária, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, no Botafogo.

Filmar uma carta

A oficina de formação do Cine Infância é voltada para professoras e professores da educação básica. Com o título “Filmar uma carta: uma oficina para inspirar olhares e gestos com a câmera”, terá como facilitadoras a produtora e cineasta Fernanda Viana e Karine Joulie, bacharel em Cinema, mestre e doutora em Educação. O conteúdo envolve, além dos exercícios práticos, fundamentos de roteiro, elementos básicos da linguagem cinematográfica, produção de gestos com a câmera (que pode ser a do celular, acessível a todos) e princípios da edição.

“Esse estilo cinematográfico do filme-carta tem muitas possibilidades de formato e estética, mas, no fundo, é um contar sobre si na busca pelo contato com o outro. Ele é o nosso fio condutor para propor exercícios práticos que estimulem a produção autoral e reflexiva dos participantes”, comenta Karine Joulie, que realiza pesquisas voltadas para o encontro entre cinema e educação. “Pretendemos dialogar com esses professores sobre o uso do audiovisual em diferentes contextos educativos na Educação Básica de modo que possam adaptar à realidade onde eles atuam”, acrescenta.

O Cine Infância é um projeto cineclubista dedicado ao público infantil que surgiu em Campinas por iniciativa de Fernanda Viana. Até o fim do ano, o projeto vai promover sessões em escolas públicas de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Indaiatuba e Monte Mor.

Cada sessão envolve a exibição de um curta-metragem brasileiro, seguida de uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil, com atividades artísticas e culturais que estimulam o pensamento crítico sobre as temáticas levantadas pelos filmes e a interação entre as crianças, de forma lúdica e descontraída.

(com informações de divulgação)

Serviço

Mostra Museu: Arte na Quarentena

Data: 5/8
Local: Instituto Pavão Cultural
Horário: 9h30 às 11h e 14h às 15h30.
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Campinas-SP
Inscrições: as vagas são limitadas a 30 participantes por período e as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 98208-5636, com Chiara

Cine Infância

Data: 7/8
Horário: 14h às 18h
Local: Cefortepe – Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Prof. Milton de Almeida Santos
Endereço: Rua Emílio Ribas, 880, Cambuí, Campinas-SP
Inscrições: as vagas são limitadas a 30 participantes e o formulário de inscrição está disponível no link

Sair da versão mobile