Os artistas Simone, Luciana e Márcio, do Xilomóvel (foto: divulgação)

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, em Campinas, recebe a exposição “Aruanã”, do Xilomóvel Ateliê Itinerante, durante o mês de setembro. A abertura será nesta segunda-feira (2), às 19h. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada até o dia 30, das 9h às 17hs. O evento faz parte da programação paralela da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes.

Entre outros trabalhos, os artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto apresentarão o cartaz deste ano da [SUB]. A abertura da exposição terá também um bate-papo sobre como se deu a construção dessa imagem, além de uma atividade prática de experimentação.

A cada edição, a [SUB] convida um artista para a criação do cartaz que pontua toda a comunicação visual da feira. O trabalho do Xilomóvel envolveu uma pesquisa sobre peixes brasileiros e os artistas chegaram na lenda do Aruanã, o criador do povo Yny-Karajá. Segundo a lenda, esse peixe sonhava se tornar humano e um dia, durante a festa do boto, deu um pulo para fora da água para tentar respirar. Diante do seu esforço, Tupã decidiu transformá-lo em um guerreiro e, da sua união com as entidades Parajás, nasceu o povo Karajá.

“Tentamos captar em nosso cartaz esse pulo do peixe, carregado de determinação e esperança. O cartaz é uma colagem, feita a partir de uma mistura de técnicas gráficas: a impressão de mantas de borracha recortadas para as cores de fundo e o uso de carimbos para criar as texturas do peixe e da água”, conta Luciana Bertarelli.

A [SUB] acontece na Biblioteca Zink no dia 14 de setembro, das 11h às 21h, com 90 expositores da cena contemporânea das artes gráficas de vários lugares do Brasil. Tanto a feira como os eventos paralelos têm entrada gratuita. A feira é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com patrocínio da Fundação FEAC, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e parcerias.

Os cartazes de todas as edições da feira podem ser vistos no site da [SUB]. As imagens são acompanhadas de um texto dos próprios artistas comentando sobre o processo de criação e informações sobre os autores.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 2/9 (abertura)
Horário: 19h
Visitação: até 30/9, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Zink
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP
Ingresso: entrada gratuita