(foto: ricardo lima/divulgação)
A sala dedicada ao pioneiro da fotografia Hercule Florence no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas está de portas abertas até o dia 20 de julho para receber grupos de estudantes em visitas guiadas. As atividades fazem parte do programa educativo do espaço e ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 18h30, com agendamento on-line.
Durante a visita, os alunos percorrem a cronologia da vida do viajante e inventor francês, que escolheu a cidade como local para morar e, nela, fez a descoberta isolada da fotografia, em 1833. Pintor, fotógrafo, tipógrafo, litógrafo e professor, Hercule Florence chegou ao Brasil em 1824 e fez parte, como desenhista, de uma das mais importantes expedições científicas do século XIX, a Langsdorff.
Os estudantes também têm a oportunidade de acompanhar as experiências que levaram à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totem interativo, painéis e QR Codes com áudios explicativos, além de participar de rodas de conversas.
“Queremos estimular a visitação de escolas e de cursos universitários para que mais pessoas conheçam o Hercule Florence e para que as instituições de ensino também possam passar essa informação aos seus alunos e eles comentem sobre o tema com as suas famílias. Dessa forma, a população de Campinas realmente poderá se apropriar dessa personalidade que escolheu viver aqui na cidade”, afirma Ana Angélica Costa, responsável pela coordenação artística e pela pesquisa da sala permanente no MIS junto com Débora Bruno.
A capacidade máxima de pessoas em visitas por agendamentos é de 35 alunos, divididos em dois grupos. A atividade dura de 40 a 60 minutos.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: até 20 de julho
Horários para as escolas: das 9h às 11h30 e das 12h30 às 18h30, de terça a sexta-feira
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Agendamento: on-line, pelo link
Mais informações: pelo e-mail [email protected] e https://festivalherculeflorence.com.br/sala-hercule-florence/