Com o avanço da tecnologia, um dos principais benefícios é o acesso mais fácil ao conhecimento. Ao contrário do que acontecia vinte anos atrás, atualmente é possível cursar uma faculdade, aprender novos idiomas, se aperfeiçoar em algum dom artístico e muito mais, tudo isso online e sem sequer sair de casa.
Contudo, o aprendizado online e feito totalmente à distância também apresenta alguns desafios. Para superá-los, confira abaixo quais são os melhores métodos para estudar online.
Procure vídeos informativos
Para complementar os tópicos estudados, uma das técnicas mais eficazes é assistir a vídeo-aulas e outros conteúdos audiovisuais sobre o assunto. Por serem uma opção dinâmica, os vídeos ajudam o aluno a manter sua atenção e interesse nos estudos por mais tempo.
Porém, é fundamental procurar por uma fonte de conteúdos séria e comprometida com o conhecimento. Assim como antes de jogar ou apostar é preciso encontrar um cassino online de confiança, para estudar pela internet também é necessário ter esse cuidado.
Elabore mapas mentais
Os mapas mentais são uma das técnicas mais indicadas atualmente para assimilar os temas estudados. Através desses mapas, que funcionam como uma espécie de diagrama, o aluno é incentivado a criar uma representação visual de tudo o que aprendeu, associando os conceitos e as ideias mais importantes.
Além da opção de elaborar os mapas manualmente, também existem ferramentas online que ajudam nessa tarefa. Entre as mais completas, vale a pena conferir a Mindmeister e a Coggle.
Estude com testes e exercícios
Estudar online e por conta própria é uma tarefa que exige um comprometimento constante do aluno. Desse modo, outro método que ajuda no aprendizado e ainda o torna mais estimulante é a realização de testes e exercícios.
Ao procurar na internet, é possível encontrar vários sites e plataformas de estudo que disponibilizam exercícios de forma organizada, de acordo com o tema e o nível de dificuldade. Além de testar sua compreensão sobre os assuntos aprendidos, o aluno também pode ser recompensado com uma sensação de dever cumprido ao obter bons resultados.
Adote técnicas de memorização
Em alguns casos, dependendo da matéria e do tema de estudo, é preciso recorrer à memorização. Para isso, existem algumas técnicas que ajudam o aluno a se lembrar dos nomes e conceitos aprendidos. Entre elas, estão ler e reler o conteúdo que precisa ser memorizado algumas vezes, explicar o conteúdo para si mesmo em voz alta e ainda gravar essa explicação, para assim poder ouvi-la sempre que for necessário.
Faça um cronograma de estudos
Para manter a organização e não atrasar o aprendizado, o ideal é criar um cronograma, de acordo com o tempo e a disponibilidade que o aluno deseja dedicar aos estudos. Nesse cronograma, além de determinar os horários para estudar online, também é recomendável definir os objetivos de aprendizagem e destacar quais tópicos e matérias devem ser tratados como prioridade, por exemplo.