(imagem de vídeo – reprodução)

Na história da educação brasileira, poucas instituições tiveram um impacto tão significativo quanto a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

Fundada em 1966, a Unicamp se tornou um marco na educação pública e na pesquisa do país, moldando gerações de profissionais e acadêmicos.

O tema deste episódio do podcast Conexão ADunicamp (veja abaixo) é sobre a tese de doutorado defendida pelo professor Ricardo Adriano de Andrade, com orientação da professora Fabiana de Cássia Rodrigues, docente do Departamento de Filosofia e História da Educação (FE/Unicamp), com o título: A questão da Universidade Estadual de Campinas: análise histórica do processo de institucionalização 1966 a 1981.

Nesses primeiros anos da Universidade alguns atores internos e externos merecem destaque, incluindo a Associação de Docentes da Unicamp, a ADunicamp, principalmente na formação e na consolidação da Universidade Estadual de Campinas.

A pesquisa oferece, também, uma visão sobre a importância da Unicamp no contexto educacional brasileiro e as lições que sua história pode oferecer para o futuro da educação no Brasil.

Neste episódio contamos com a participação especial da presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB).

Você pode ouvir o podcast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube. (Da ADunicamp)

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Apresentadora convidada: Professora Maria Silvia Viccari Gatti
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp