Em entrevista ao Democracy Now, o economista Jeffrey Sachs, que é professor da Universidade da Columbia, nos EUA, deixa claro que são os EUA o grande responsável e causador da crise econômica na Venezuela há décadas. São os EUA que há décadas “exportam” venezuelanos para outros países da América Latina com as ações dos EUA que tentam sufocar o país vizinho porque discordam dos rumos da política no país. “As ações dos EUA provocaram a hiperinflação da Venezuela”, afirma Sachs
EUA destruíram a economia da Venezuela com sanções econômicas, já apoiaram mais de uma tentativa de golpe de Estado, mas se proclamam “preocupados com a Democracia” no país sul-americano.
Veja abaixo trecho da entrevista de Jeffrey Sachs e mais abaixo uma fala bem explícita de Donald Trump. O interessante da extrema direita em todo mundo é um funcionamento diferente do superego, o que deixa explícita suas intenções mais nefastas. Trump deixa claro que os bloqueios colocaram a Venezuela em colapso e que poderiam “pegar o petróleo da Venezuela”.