Mostra Museu traz a Campinas obras de artistas de 40 países produzidas durante a quarentena

Obra de Kate Manhães, de Campinas (foto: divulgação)

A Mostra Museu – Arte na Quarentena chega a Campinas nesta quarta-feira (24) com a exibição de 200 obras produzidas por artistas de 40 países durante a pandemia. O projeto ocupou as ruas de São Paulo em uma exposição a céu aberto em 2021 e agora segue em formato itinerante. Duas artistas da cidade participam da exposição: Ana Helena Grimaldi e Kate Manhães. Os trabalhos podem ser vistos até 31 de agosto no CIS Guanabara e no Instituto Pavão Cultural, com entrada gratuita.

A iniciativa surgiu no auge da Covid-19, unindo artes visuais, música e tecnologia, e dando visibilidade à produção artística do período do isolamento social. Idealizada pela Amarello Culturartexperiência, a exposição tem curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum (eixo artes visuais) e de Pedro Henrique França (eixo música), e já passou por Santos (SP).

A seleção para a mostra recebeu mais de 1,4 mil inscrições, com trabalhos nos formatos de vídeo e imagem produzidos em todo o mundo a partir de 12 de março de 2020, quando a OMS decretou estado de calamidade. As obras reúnem diferentes linguagens: criações digitais, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance e body art, entre outras.

Nessa itinerância, a Mostra Museu é apresentada em dois temas: “Natureza Conecta”, que ocupará o CIS Guanabara, e “Isolamento Criativo”, no Instituto Pavão Cultural. Cada obra tem um QR code que dá acesso a depoimentos do artista, contextualizando o momento histórico e seus impulsos para a criação. “É por meio desse retiro em direção a uma conexão própria que, muitas vezes, alcançamos maneiras mais profundas de despertar a criatividade. A escolha das obras produzidas, sejam elas ligadas às artes plásticas, ao design gráfico, ao cinema ou à animação, trata sobre aprendizados coletivos e pessoais que períodos de grandes transformações como esse podem alcançar”, diz Ana Carolina.

O eixo música reúne criações de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea. São canções e videoclipes que estão disponíveis na plataforma multimídia da Mostra Museu e no canal do Spotify.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: de 24/7 a 31/8

“Isolamento Criativo” Instituto Pavão Cultural
Horário: de quarta-feira a sábado, das 15h às 20h
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Caminas-SP

“Natureza Conecta” CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h
Endereço: Rua Mario Siqueira, 829, Botafogo, Campinas-SP

Mais informações e agendamento para escolas e grupos: (11) 98208-5636 e [email protected]