(foto ricardo stuckert e reprodução/divulgação)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quinta-feira (4) da entrega de obras viárias do BRT e viaduto Bandeirantes (lote 3 e parcial do lote 2), em Campinas (SP). O evento ocorre às 16h45 no viaduto sobre a Avenida Bandeirantes, no bairro Satélite Iris. As obras contaram com recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades e atenderão 425 mil habitantes (40% da população do município).

Pedro Tourinho (divulgação)

A vinda de Lula para Campinas também reforça a candidatura de Pedro Tourinho (PT) a prefeito da cidade. Tourinho, que é pré-candidato da frente dos partidos democráticos, vai se encontrar com Lula amanhã. Tourinho também está assumindo a cadeira de deputado federal, com o pedido de afastamento de Rui Falcão para participar da campanha de Guilherme Boulos (Psol) na capital paulista.

No ano passado, Lula ficou indignado com a gestão do atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), por causa da construção de casas de 15 metros quadrados para moradores de baixa renda da Ocupação Nelson Mandela. O fato gerou repercussão nacional após a indignação de Lula. “Aquela história do prefeito de Campinas de fazer uma casa de 15 metros quadrados. Se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros para que o povo possa morar. É o absurdo do absurdo do absurdo”, disse. O prefeito de Campinas é do partido Republicanos, ligado a setores mais conservadores da sociedade e que tem muitos deputados que apoiaram o PL do Estupro.

Lula também lança a pedra fundamental do Orion, laboratório que será único no mundo, conectado com a tecnologia do Sirius, mega laboratório de luz sincronton. Será fundamental para gerar a soberania do Brasil em pesquisas em saúde, beneficiando o Brasil e a América Latina

No evento de Lula em Campinas, também haverá anúncios da requalificação do sistema de macrodrenagem de Campinas, conjugando infraestruturas tradicionais (com três reservatórios de retenção) e soluções baseadas na natureza (com três parques lineares).

Veja vídeo de Wagner Romão chamando para a presença de Lula e, mais abaixo, o bate-papo com a coordenadora da Ocupação Nelson Mandela, Thamy do Mandela.