Mauricio Squarisi, Larissa Ye’padiho e Wilson Lazaretti (foto: divulgação)

O curta de animação “Prai Prai”, produzido na Amazônia, será exibido em sessão aberta nesta quinta-feira (4), às 19h, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes da Unicamp. Durante o evento, o público também poderá conferir os bastidores da produção e participar de um bate-papo sobre o projeto História de Todos os Povos, do qual o curta faz parte e que tem como objetivo introduzir a técnica de desenho animado entre os povos indígenas de todo o Brasil.

Na comunidade yanonami de Maturacá, entre a Venezuela e os estados do Amazonas e Roraima, “prai prai” significa “venha dançar”, numa tradução aproximada.

O trabalho é o resultado da viagem feita à região, em junho, por Wilson Lazaretti, professor do Departamento de Artes Visuais da Unicamp e um dos diretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, pelo animador Mauricio Squarisi, também do Núcleo, e pela estudante de artes Larissa Ye’padiho Mota Duarte, da etnia Tukano.

A viagem contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp e teve objetivo de desenvolver uma oficina de treinamento de animação com jovens de Maturacá. “Vamos mostrar os detalhes dessa oficina e conversar um pouco mais sobre a iniciativa do projeto História de Todos os Povos, que busca estimular obras com características culturais próprias das comunidades”, explica Lazaretti.

A primeira capacitação em comunidade indígena foi realizada em 1991 pelo Núcleo de Cinema de Animação. O curta “Çuikíri” é uma mensagem de preservação, resultado de oficina de animação com 35 crianças de São Gabriel da Cachoeira (AM). A produção está disponível no YouTube, pelo link https://youtu.be/4MeEnkkQoD4.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 4/7 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: auditório do LIS – Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp
Endereço: Centro de Convenções da Unicamp, com acesso pela Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Campinas-SP