Categories: Cultura

Aluna de canto na periferia de Campinas é convidada para intercâmbio na China

(foto: divulgação)

Após se destacar como a melhor brasileira classificada em 14 anos de uma copa internacional de canto em mandarim, Maria Eduarda Santos Nascimento, a Duda, de 20 anos, realizará um sonho que há pouco tempo parecia impossível. Moradora do Jardim Satélite Íris, no distrito de Campo Grande, periferia de Campinas, ela foi premiada com uma viagem para a China, onde participará de oficinas com outros jovens finalistas de todo o mundo para melhorar suas habilidades e de uma apresentação especial.

Duda, aluna do Instituto Anelo, que promove a inclusão pela música em Campinas, viajará no próximo sábado (3) com destino a um acampamento em Pequim, com todos os custos de viagem e hospedagem pagos pelas associações culturais que organizam a Copa Cubo da Água de Canto Chinês anualmente em diversos países. Ela é a única brasileira a participar do intercâmbio, que terá a duração de seis dias, e também a única a ter a viagem financiada.

“Um dos meus sonhos era conhecer algum outro país que eu gostava, e isso parecia tão longe e distante, mas de repente a vida dá uma volta de 360”, diz Duda. “Minhas expectativas são grandes até porque sempre gostei muito da China e ir para lá será uma grande oportunidade de aprender um pouco mais o mandarim, mesmo que seja por pouco tempo. Acho que também colabora com meu crescimento e amadurecimento pessoal”, afirma.

Com apenas dois meses de aulas de canto chinês com a professora Jia Sun Costa, em maio, Duda foi campeã brasileira da Copa Cubo da Água, uma conquista inédita para o instituto e para a periferia de Campinas. Na semifinal, com 43 participantes de todo o mundo, ela gravou a interpretação de uma nova música, enviada a um júri chinês, e foi para a final. Na decisão, foi a única não chinesa entre 30 classificados. Em 30 de junho, se apresentou em São Paulo com transmissão direta para a China, chegou a interagir ao vivo com os jurados e conquistou a 18ª posição.

O desempenho foi premiado com o convite inesperado para conhecer a China. Em Pequim, participará de oficinas, apresentações, vivências, visitas culturais e atividades lúdicas com outros jovens, a maioria chineses ou descendentes. Também está prevista uma apresentação do grupo.

Duda esteve entre os seis representantes que o Instituto Anelo inscreveu na Copa Cubo da Água de Canto Chinês. Outros dois alunos se destacaram: Nicoly Alessandra Rosa da Silva, de 17 anos, foi a vice-campeã, e Rafael Oliveira Cordeiro, de 17 anos, ficou em quarto lugar. As aulas de canto chinês começaram este ano no Anelo, com seis alunos, e novas turmas poderão ser formadas. Durante a viagem, Duda contará com o suporte da CPFL Energia, patrocinadora do instituto desde 2020, State Grid e Instituto CPFL.

(com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

5 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

11 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

22 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago