Ícone do site Wordpress Site

Aluna de canto na periferia de Campinas é convidada para intercâmbio na China

(foto: divulgação)

Após se destacar como a melhor brasileira classificada em 14 anos de uma copa internacional de canto em mandarim, Maria Eduarda Santos Nascimento, a Duda, de 20 anos, realizará um sonho que há pouco tempo parecia impossível. Moradora do Jardim Satélite Íris, no distrito de Campo Grande, periferia de Campinas, ela foi premiada com uma viagem para a China, onde participará de oficinas com outros jovens finalistas de todo o mundo para melhorar suas habilidades e de uma apresentação especial.

Duda, aluna do Instituto Anelo, que promove a inclusão pela música em Campinas, viajará no próximo sábado (3) com destino a um acampamento em Pequim, com todos os custos de viagem e hospedagem pagos pelas associações culturais que organizam a Copa Cubo da Água de Canto Chinês anualmente em diversos países. Ela é a única brasileira a participar do intercâmbio, que terá a duração de seis dias, e também a única a ter a viagem financiada.

“Um dos meus sonhos era conhecer algum outro país que eu gostava, e isso parecia tão longe e distante, mas de repente a vida dá uma volta de 360”, diz Duda. “Minhas expectativas são grandes até porque sempre gostei muito da China e ir para lá será uma grande oportunidade de aprender um pouco mais o mandarim, mesmo que seja por pouco tempo. Acho que também colabora com meu crescimento e amadurecimento pessoal”, afirma.

Com apenas dois meses de aulas de canto chinês com a professora Jia Sun Costa, em maio, Duda foi campeã brasileira da Copa Cubo da Água, uma conquista inédita para o instituto e para a periferia de Campinas. Na semifinal, com 43 participantes de todo o mundo, ela gravou a interpretação de uma nova música, enviada a um júri chinês, e foi para a final. Na decisão, foi a única não chinesa entre 30 classificados. Em 30 de junho, se apresentou em São Paulo com transmissão direta para a China, chegou a interagir ao vivo com os jurados e conquistou a 18ª posição.

O desempenho foi premiado com o convite inesperado para conhecer a China. Em Pequim, participará de oficinas, apresentações, vivências, visitas culturais e atividades lúdicas com outros jovens, a maioria chineses ou descendentes. Também está prevista uma apresentação do grupo.

Duda esteve entre os seis representantes que o Instituto Anelo inscreveu na Copa Cubo da Água de Canto Chinês. Outros dois alunos se destacaram: Nicoly Alessandra Rosa da Silva, de 17 anos, foi a vice-campeã, e Rafael Oliveira Cordeiro, de 17 anos, ficou em quarto lugar. As aulas de canto chinês começaram este ano no Anelo, com seis alunos, e novas turmas poderão ser formadas. Durante a viagem, Duda contará com o suporte da CPFL Energia, patrocinadora do instituto desde 2020, State Grid e Instituto CPFL.

(com informações de divulgação)

Sair da versão mobile