Paloma Amorim, coordenadora da oficina Cartas para Si (foto: luiza saad/divulgação)

A 1ª Mostra Literária de Campinas (Moli) vai reunir escritoras, escritores e editoras, além de promover mesa de debates, oficinas de escrita e sarau, durante três dias dedicados à literatura independente. O evento começa na sexta-feira (26) e segue até domingo (28) no Espaço Paiol Arte e Cultura, no Taquaral.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão conferir uma feira literária com diversos formatos de publicações, como livros, livretos, zines, contos, romances, poesia, teoria, novela, ensaio, crônica, haikai e dramaturgia, entre outros.

“A Moli é um espaço democrático que quer promover a literatura, rompendo barreiras e popularizando o acesso à arte e à cultura. Por isso, nosso formato é dedicado a pessoas escritoras e editoras independentes que querem divulgar o seu trabalho”, explica Gabriela Guinatti, idealizadora do projeto.

Além da feira literária, a programação inclui quatro oficinas de escrita, um sarau e duas mesas de debate com profissionais dedicados à produção literária, desde o ponto de vista comercial e de publicação até as diversas etapas do processo criativo da escrita.

Metade das inscrições de expositores foi reservada a pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, transgênero, LGBTQIA+, com deficiência (PCD) e mães solo. Todo o valor das vendas será direcionado aos autores e editoras.

No dia de abertura, haverá ainda um show com o Duo Lucy Bananas, formado pelos atores e musicistas Esteban Alvarez (bateria, guitarra e voz) e Gisele Nunes (guitarra e voz). Os artistas articulam experiências musicais e teatrais, apresentando um estilo “rocktropical minimalista”, com canções que refletem sobre relações políticas e sociais.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 26 a 28 de julho
Local: Espaço Paiol Arte e Cultura
Endereço: Rua Doutor Carlos Mendes de Paula, 601, Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: evento gratuito para expositores e para o público
Inscrições para as oficinas: on-line no link
Mais informações: no Instagram, @moli.mostraliteraria e @paiol.arteecultura

Programação

26/7 (sexta)

Horário: a partir das 18h
Feira de expositores, bar e show com o Duo Lucy Bananas

27/7 (sábado)

Horário: 9h às 12h
Oficina 1- Poesia Griô, com Nil Sena
Oficina 2- Mitologia Ficcional: Criação de Personagens Épicas, com Helena Agalanéa

Horário: 15h às 17h30
Roda de conversa: Mulheres no Mercado da Literatura

Horário: 18h às 21h30
Sarau Moli, com interpretação em Libras

28/7 (domingo)

Horário: 9h às 12h
Oficina 3 – Cartas para Si, com Paloma Franca Amorim

Horário: 9h às 12h
Oficina 4 – Slam Voz e Arte, com Miguel Passará

Horário: 15h às 17h30
Roda de conversa: A Construção Poética Dentro do Hip Hop