(foto: unicef)
A Universidade Zumbi dos Palmares promove nesta quarta-feira (26) o Fórum SuperCidades Educadoras Ambientais, Climáticas e Antirracistas, e lança a Brigada Climáticos. O evento será realizado no campus da universidade, a partir das 14h, e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Inédita, a iniciativa pretende ser um marco na busca por justiça climática e na luta contra o racismo ambiental.
O Fórum vai reunir líderes e especialistas para discutir a implementação de soluções práticas que empoderem as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas. O objetivo é disseminar conceitos e conhecimentos da educação ambiental, combater os impactos causados pelos eventos extremos e erradicar o racismo ambiental. O programa é uma parceria da universidade com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O fórum incluirá o painel “A Justiça Climática como Ferramenta de Desconstrução do Racismo Ambiental”, com o foco em estratégias que visam transformar a realidade das pessoas que vivem em situações vulneráveis. Além disso, haverá a Simulação de Intervenção das Brigadas de Conscientização e Intervenção Ambientais e Climáticas, demonstrando a importância da preparação e da resposta rápida às crises climáticas.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, destaca a importância do evento e do lançamento da Brigada Climáticos como componentes essenciais da filosofia social “Racismo Zero”. “Devemos desconstruir o racismo em todas as esferas. Sabemos que a maioria da população negra vive nas periferias das cidades e são as mais afetadas por tragédias climáticas. A educação é a ferramenta mais
poderosa para que, junto com a Climáticos, avancemos na luta contra o racismo também no campo ambiental”, afirma.
Serviço
Data: 26/6 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Campus da Universidade Zumbi dos Palmares
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 690, São Paulo-SP