Tote recebe a mostra ‘Bordando peles. Construindo poéticas’, de Roxana Hartmann

Autorretrato fotográfico de artista boliviana Roxana Hartmann (foto: divulgação)

A artista visual boliviana Roxana Hartmann retorna a Campinas com a exposição “Bordando peles. Construindo poéticas”. A abertura será no próximo sábado (8), às 11h, e as obras ficarão expostas até 26 de junho no Tote – Espaço Cultural, em Sousas.

Os trabalhos que compõem a mostra foram criados especialmente para o Tote, a partir de uma provocação do curador, Andrés I. M. Hernández, em um processo que envolveu a palavra e diversas linguagens, como o óleo sobre tela, desenhos, instalações, vídeos e livros de artista

“O óleo sobre tela é uma construção que habita o tempo e o espaço, um interlocutor de minha proposta de pesquisa, construída camada por camada, como as páginas de um livro, de um caderno escrito e reescrito. Uma nova realidade que renasce a cada vez que é observada”, assim Hartmann define suas pinturas, as mesmas que estão em seu primeiro livro “Um Asunto de Vida”, lançado em 2022, em que usa as palavras e as pinturas juntas para expressar sua criatividade.

As obras partem de uma investigação sobre memória e identidade e, em sua busca criativa, a artista visitou uma comunidade de mulheres que produz artesanalmente o tecido chiquitano, tradição boliviana e parte da ancestralidade de seu povo. Essas referências, associadas à sua própria história e cotidiano, se espelham nos objetos representados em suas obras.

Lockdown

Hartmann volta a Campinas após quatro anos. Ela participava de uma residência artística a convite de Norma Vieira, artista visual e proprietária do Tote, quando começou a pandemia do Covid-19 e ela retornou à Bolívia. As duas mantiveram contato e, no último ano, começaram a planejar a exposição. “Desde a primeira vez que vi o trabalho dela, achei ele muito forte, principalmente na relação com o feminino. Agora, ela volta para passar o mês de junho conosco. Essa é uma grande oportunidade de troca”, afirma Vieira.

Além de atuar como artista visual, Hartmann também é curadora de um projeto voltado para jovens artistas contemporâneos da Bolívia, o Libro Amarillo®, e faz a gestão de diversas iniciativas coletivas, como o workshop sobre a arte indígena realizado em oito comunidades de seu país entre 2022 e 2023. Já expôs seus trabalhos em galerias e museus em várias cidades da Bolívia, no Brasil, França e México.

Serviço

Exposição “Bordando peles. Construindo poéticas”, de Roxana Hartmann

Data: 8/6 a 26/6
Horário: abertura dia 8, das 11h às 17h, e visitas com agendamento pelos celulares (19) 98351-0084 e (19) 98148-7444 nos demais dias
Local: Tote – Espaço Cultural
Endereço: Avenida Dona Maria Franco Salgado, 260, Sousas, Campinas-SP