Agora que aprendi a falar (foto ariane almeida – reprodução -div)

No dia 15 de junho de 2024 (sábado), a partir das 19 horas, o Auditório da ADunicamp será palco para a apresentação de dois solos de dança: “Agora que aprendi a falar”, de Ana Cláudia Romano Ribeiro e “Crisálida”, de Aninha Souza. Após a apresentação, será realizada uma roda de conversa sobre o processo de pesquisa e criação com técnica Klauss Vianna.

Em “Agora que aprendi a falar” estão em cena um par de sapatos de couro italianos feitos à mão e um corpo de uma mulher de 50 anos de idade. Sapato e mulher se relacionam, se ajudam, se confundem e seguem juntos neste espetáculo criado a partir da técnica Klauss Vianna, com notas de humor.

“Crisálida” é um solo de dança que reflete o reconhecimento dos nossos próprios processos. A poética que emerge desta pesquisa é, senão, sobre o próprio Processo Criativo em Técnica Klauss Vianna que, por sua vez, viabiliza um lugar crisálida, onde coisas nascem, onde tudo é possível, onde ideias excitam, onde o rio criativo singular de cada pessoa, a partir dela própria, pode ser despertado, resgatado, investigado, explorado, forjado, costurado, curado e recuperado. É uma dança sobre fazer dança, sobre a legitimação do ato e jorro criativo.

AS ARTISTAS

Aninha Souza é artista educadora, pesquisadora, bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi-SP e pós-graduada no Curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP. Facilitadora de processos técnico criativos em dança, sendo sua especialidade, Dança Contemporânea e Jazz, com ênfase nas abordagens somáticas para diferentes faixas etárias. Mantém pesquisa artístico-pedagógica continuada na Técnica Klauss Vianna.

Ana Cláudia Romano Ribeiro iniciou seus estudos de Técnica Klauss Vianna em 2019, com Jussara Miller, no Salão do Movimento, somando a dança a seu perfil transdisciplinar de estudos em Etnomusicologia (Universidade de Paris X), Piano (Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, em Juiz de Fora) e Letras/Teoria e História Literária (UFJF/ Unicamp). Atualmente é professora de literaturas de língua francesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde desenvolve um projeto de pesquisa em Processos Criativos nos campos da tradução, artes visuais, escrita e performance, com foco na relação entre vida e arte. Participa do grupo de teatro bilíngue Die Deutschspieler (Unicamp) e do coletivo de poetas Anáguas. Publicou os livros de poemas O fragmento 31 de Safo e outros poemas (Urutau, 2023), A casa das pessoas (7Letras, 2023), Sol talvez seja uma palavra (com o coletivo Anáguas, 7Letras, 2022), as tirinhas de A vida de Deise (Hucitec, 2022), em parceria com Deise Abreu Pacheco, e Ave, semente (desenho e poesia, Editacuja, 2021). Agora que aprendi a falar é seu primeiro solo de dança, em que procurar unir o aprendizado da palavra ao processo de consciência somática. (Da ADunicamp)

O evento faz parte da agenda cultural da ADunicamp. A Associação, que se tornou uma excelente opção para a cena cultural do distrito de Barão Geraldo (Campinas/SP), oferece uma diversidade de eventos abertos à comunidade como um todo, sempre com entrada gratuita. Saiba mais em www.adunicamp.org.br/agenda.

SERVIÇO
Apresentação de solos de dança
Dia 15 de junho de 2024 (sábado)
A partir das 19 horas
No Auditório da ADunicamp
Entrada Gratuita