Ícone do site CartaCampinas

Projeto quer tornar Parada LGBT+ manifestação cultural de Campinas; evento será no domingo

(foto: manoel de brito/prefeitura de campinas)

No mês da diversidade, projeto de lei apresentado pela vereadora Mariana Conti (PSOL) na Câmara de Campinas busca o reconhecimento da Parada LGBTQIAPN+ como manifestação cultural e popular do município. O evento é realizado na cidade desde 2001 e foi o primeiro fora de capitais. É o segundo maior do Brasil, atrás apenas da celebração em São Paulo. Este ano, a festa da diversidade pelas ruas da região central de Campinas está marcada para o próximo domingo (30).

Segundo Mariana Conti, a parada é uma das maiores manifestações populares do interior do estado e já faz parte da identidade cultural campineira. “Por se tratar de uma atividade gratuita e de conhecimento amplo, que a cada ano apresenta um tema de relevância para o debate da opinião pública, a Parada se configura também como um grande ato democrático, reunindo, de modo raro e harmonioso, pessoas dos mais diferentes estratos sociais, raças, credos, faixas etárias e posicionamentos políticos – todas representadas sob o enorme manto da bandeira do arco-íris”, afirma.

A vereadora lançou um abaixo-assinado on-line aberto à população para fortalecer o PL 157/2024. A campanha conta com o apoio da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas (ApaLGBTcps), do grupo Identidade, da Rede Afro LGBT, da Casa Sem Preconceitos e das ONGs Minha Criança Trans e Mães pela Diversidade.

Basta de retrocesso no Legislativo

Com o tema “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo. Vote consciente por direitos da população LGBT+”, a parada chega à sua 24ª edição este ano. Assim como aconteceu em São Paulo, os organizadores convidam os participantes a resgatarem as cores da bandeira do Brasil e vestir verde e amarelo.

A concentração será na Praça Guilherme Almeida, em frente ao Fórum, a partir das 11h. A festa terá música ao vivo, com shows e DJs. Os padrinhos desta edição são Ikaro Kadoshi e Priscilla Drag, e a apresentação será feita por Helloa Meirelles, Luma Montenegro, Cris Negrini e Iara Silva.

Esquenta

Na sexta-feira (28), os organizadores da parada promovem um evento especial, o 17° Big Juice. A festa começa às 18h, na Praça Bento Quirino, com música, dança, entrevistas e DJs.
Artistas conhecidos na cena de Campinas, que geralmente fazem seus shows apenas nas boates, farão uma sequência de apresentações, sob o comando da apresentadora Helloa Meirelles.

1ª Marcha Trans

No sábado (29), a Coalizão Trans promove a 1ª Marcha Trans de Campinas, que terá como tema “A voz da revolta constrói a esperança”. Segundo os organizadores, o evento busca dar visibilidade a uma história de luta construída diariamente. “Após anos do surgimento da Parada LGBT, ainda vivenciamos a falta de representatividade das pessoas transvestigêneres nesses espaços”, afirmam. A concentração será a partir das 12h no Largo do Pará.

Serviço

28/6 – 16º Big Juice
Local: Praça Bento Quirino
Horário: a partir das 18h
Mais informações: ApaLGBTcps
Haverá intérprete de Libras

29/6 – 1° Marcha Trans de Campinas:
Local: concentração no Largo do Pará
Horário: a partir das 12h
Mais informações: Coalizão Trans

30/6 – 24ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas
Local: Praça Guilherme Almeida (Praça do Fórum)
Horário: às 11h começa a concentração
Mais informações: ApaLGBTcps
Haverá intérprete de Libras

Sair da versão mobile