‘Nessas artes, vadiava’ reúne obras de Helô Sanvoy em sua primeira exposição individual

(foto: divulgação)

Em São Paulo – Depois de diversas participações em mostras coletivas, o artista visual Helô Sanvoy apresenta seus trabalhos em sua primeira exposição individual. Com curadoria de Ana Avelar, “Nessas artes, vadiava” pode ser vista até 27 de julho na Aura Galeria, em São Paulo. A exposição reúne e percorre a multidisciplinaridade da produção de Helô, abrangendo desde escultura, desenho, vídeo e fotografia até instalação e relevo de parede.

A ideia da vadiagem, que permeia o conjunto das obras, remete tanto à noção de ociosidade, tantas vezes relacionada à atividade artística diante das demandas do capital, como expõe a herança escravagista e excludente que marca até hoje a história social e política brasileira. Faz uma referência à lei da vadiagem, presente no código do país desde 1890 e que buscava o controle urbano, punindo com a prisão as populações egressas da escravidão que, sem renda ou trabalho, percorriam as ruas das cidades em busca da subsistência.

Também parte de uma investigação e reflexão sobre o pensamento do antropólogo e ativista sul-africano Archie Mafeje, pautado na contestação da visão eurocêntrica predominante na antropologia que frequentemente retratava as sociedades africanas como estáticas e primitivas – levando à xenofobia e racismo – e a defesa de uma abordagem de desenvolvimento considerando as realidades sociais, culturais e econômicas da África. Em oposição ao dualismo entre o “eu” que classifica e interpreta o “outro”, Mafeje propõe uma pós-antropologia, concebendo o “eu” como a identidade individual formada em interação e interlocução autênticas e contínuas com o “outro”.

Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP, Helô participou de exposições no Brasil e no exterior. Foi um dos artistas premiados nas edições de 2023 do Prêmio PIPA e do Prêmio ABCA, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, tendo sido selecionado para mostras no Centro Cultural de São Paulo (CCSP), Paço das Artes e Paço Imperial. Fez parte também de exposições coletivas no Inhotim, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu da República, entre outras. Desde 2011, é membro do coletivo de performance Grupo Empreza.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: até 27/7
Horário: 10h às 19h (segunda a sexta) e 11h às 17h (sábado)
Local: Aura Galeria
Endereço: Rua da consolação, 2.767, Jardins, São Paulo-SP
Mais informações: https://aura.art.br/ e https://www.helosanvoy.com/