Categories: GeralInternacional

Militares tentam golpe de Estado na Bolívia e manifestantes contra chegam à sede do governo

(imagem reprodução twitterX)

O presidente da Bolívia, Luis Arce, do partido MAS (Movimento ao Socialismo), de esquerda, alertou nesta quarta-feira, 26, para movimentos irregulares de unidades do Exército Boliviano em La Paz, especificamente na Praça Murillo, centro político da cidade.

Através de uma publicação em sua conta no X (antigo Twitter), Arce denunciou a concentração anormal de militares na área e reiterou a importância do respeito à democracia.

O incidente ocorreu simultaneamente a uma declaração de Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, que reportou um suposto “aquartelamento” por parte das Forças Armadas, levantando suspeitas sobre a intenção dos movimentos militares.

Segundo reportagens da Bolivia Tv, a Polícia Militar foi deslocada com equipamentos antidistúrbios para bloquear o acesso à Casa Grande do Povo, sede do governo boliviano, utilizando gases para dispersar civis que tentavam se aproximar. Enquanto isso, manifestantes começaram a se reunir na Praça Murillo com palavras de ordem em defesa da democracia.

A ministra da Presidência, María Nela Prada, relatou em uma transmissão pelo canal estatal que tropas ocuparam posições estratégicas ao redor da Casa Grande do Povo, da Chancelaria e da Assembleia Legislativa.

Prada sugeriu que a mobilização das tropas pode ser uma resposta à destituição do general Juan José Zúñiga, que ocorreu também nesta quarta-feira, após ele ter emitido declarações consideradas politicamente tendenciosas, configurando uma violação da ordem constitucional. (Do Cafezinho)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

13 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

23 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago