(imagem divulgação)

No próximo dia 08 de junho de 2024 (sábado), a ADunicamp será palco para a apresentação do espetáculo Colapso, peça teatral desenvolvida a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes das Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O evento será no auditório da ADunicamp, com entrada gratuita e com início previsto para às 20 horas.

“Colapso” é um espetáculo em site specific, no qual acompanhamos o monodrama de Ágata Bartolomeu, uma empresária à beira de si, lidando com pesadelos, horrores e aflições decorrentes de conflitos internos e dilemas éticos. Ela é empresária de uma grande mineradora, e começa a se afundar na lama de suas escolhas, encontrando criaturas monstras que evidenciam e agravam tudo aquilo pelo que ela passa e fez toda uma comunidade passar, o colapso. A peça foi desenvolvida como “TCC” do curso de Artes Cênicas da Unicamp, um grande projeto concebido desde a base por estudantes, sob a orientação de Wanderley Martins.

Os espectadores são convidados a mergulhar na mente da personagem principal, e sem a amarra da caixa preta e do palco acima do público, se expõe ao universo criado pela mente de Ágata, empresária dona e herdeira de mineradora, caminhando pelos cômodos de sua mente colapsada, a partir de uma condução minuciosa da equipe de atuantes em cena, em aliança com elementos de iluminação, cenografia e sonoplastia. A escolha pelo olhar da peça ser conduzido pela empresária, e não pelo olhar da comunidade que sofreu as consequências do rompimento, se relaciona com a ideia de construir e desconstruir imagens monstras a partir da neurose, que a leva ao delírio.

Um ponto importante desenvolvido no projeto é a música como elemento de linguagem e ambientação atmosférica. A interdisciplinaridade entre música e artes da cena contribui para a instalação do horror social proposto pela dramaturgia de “Colapso”. Música e trilha sonora são performadas ao vivo por Gabriel Vera, bem como gravadas e reproduzidas durante o espetáculo, conduzindo também o público pelo espaço interativo.

Vale também citar que metade da equipe é composta por pessoas trans, sendo que quatro delas são integrantes do Coletivo Transcena da Unicamp, espaço idealizado para pensar as vivências trans nas artes da cena e, mais especificamente, das pessoas trans no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. A equipe de “Colapso” leva em consideração no seu projeto o conceito de “corpas monstras” e tenta relativizar a ideia de monstruosidade tão apelativamente difundida pela cultura e mercado do horror/terror, bem como elucidar artisticamente, à luz de tragédias reais que ocorreram em Brumadinho e Mariana, por exemplo, a questão ambiental do rompimento de barragens de rejeito de mineradoras, que leva comunidades inteiras à ruína e ao colapso no Brasil, por um descaso sociopolítico das máquinas governamentais e também do setor privado. (Da ADunicamp /com informações de divulgação)

SERVIÇO
Apresentação Teatral: peça “Colapso”
Quando: 08 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Auditório da ADunicamp
Classificação: 16 anos
Entrada Gratuita