Ícone do site Carta Campinas

Companhia de Dança e Orquestra do Pantanal alertam para urgência de preservar o bioma

(foto: pedro cleve/divulgação)

Em São Paulo – A Companhia de Dança do Pantanal e a Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp) apresentam o espetáculo “Guadakan” na próxima quarta-feira (19), às 14h30, em turnê inédita por São Paulo. A apresentação será no Teatro CEU Vila Alpina / Vila Prudente e terá entrada gratuita. Haverá audiodescrição e tradução em Libras.

Concebido a partir de um mito indígena Guató, etnia na fronteira do Brasil com a Bolívia, “Guadakan” conta uma história que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente no atual cenário de mudanças e emergências climáticas.

Com oito bailarinos em cena, o espetáculo é realizado em um momento em que o Pantanal sofre com as queimadas. Unindo dança contemporânea e música, com uma trilha sonora executada ao vivo, a montagem faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas.

“Vivenciamos nesta década as maiores queimadas já registradas no Pantanal. O Brasil já se prepara para sediar a COP30, e o mundo discute o aquecimento global e os impactos sobre as nações. Como pantaneiros e sul-mato-grossenses, sabemos da urgência de olhar para o que é nosso e de todos os brasileiros. O Pantanal clama por socorro. Por meio da arte e toda a provocação que ela carrega, estamos rompendo os espaços para lembrar a todos de que o Pantanal precisa de nós”, destaca Márcia Rolon, diretora geral e responsável pela concepção cênica.

Criação do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), organização da qual ambos os coletivos fazem parte, o espetáculo tem coreografia de Chico Neller. Os arranjos e adaptação musical são de Eduardo Martinelli, com regência de José Maikson Amorim Alves. A narração do mito é feita por Arce Correia e Luiz Gugliatto assina os figurinos.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 19/6 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: CEU Vila Alpina / Vila Prudente – Virgínia Leone Bicudo
Endereço: Rua João Pedro Lecór, 144 – Vila Alpina, São Paulo-SP
Ingressos: entrada gratuita
Informações: Facebook e Instagram da Cia. de Dança do Pantanal, Facebook e Instagram do Instituto Moinho Cultural e Instagram da Orquestra de Câmara do Pantanal

Sair da versão mobile