Categories: CulturaDançaMúsica

Companhia de Dança e Orquestra do Pantanal alertam para urgência de preservar o bioma

Em São Paulo – A Companhia de Dança do Pantanal e a Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp) apresentam o espetáculo “Guadakan” na próxima quarta-feira (19), às 14h30, em turnê inédita por São Paulo. A apresentação será no Teatro CEU Vila Alpina / Vila Prudente e terá entrada gratuita. Haverá audiodescrição e tradução em Libras.

Concebido a partir de um mito indígena Guató, etnia na fronteira do Brasil com a Bolívia, “Guadakan” conta uma história que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente no atual cenário de mudanças e emergências climáticas.

Com oito bailarinos em cena, o espetáculo é realizado em um momento em que o Pantanal sofre com as queimadas. Unindo dança contemporânea e música, com uma trilha sonora executada ao vivo, a montagem faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas.

“Vivenciamos nesta década as maiores queimadas já registradas no Pantanal. O Brasil já se prepara para sediar a COP30, e o mundo discute o aquecimento global e os impactos sobre as nações. Como pantaneiros e sul-mato-grossenses, sabemos da urgência de olhar para o que é nosso e de todos os brasileiros. O Pantanal clama por socorro. Por meio da arte e toda a provocação que ela carrega, estamos rompendo os espaços para lembrar a todos de que o Pantanal precisa de nós”, destaca Márcia Rolon, diretora geral e responsável pela concepção cênica.

Criação do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), organização da qual ambos os coletivos fazem parte, o espetáculo tem coreografia de Chico Neller. Os arranjos e adaptação musical são de Eduardo Martinelli, com regência de José Maikson Amorim Alves. A narração do mito é feita por Arce Correia e Luiz Gugliatto assina os figurinos.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 19/6 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: CEU Vila Alpina / Vila Prudente – Virgínia Leone Bicudo
Endereço: Rua João Pedro Lecór, 144 – Vila Alpina, São Paulo-SP
Ingressos: entrada gratuita
Informações: Facebook e Instagram da Cia. de Dança do Pantanal, Facebook e Instagram do Instituto Moinho Cultural e Instagram da Orquestra de Câmara do Pantanal

Cultura Carta

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

11 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

11 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

12 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

13 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

13 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

14 hours ago