Categories: CulturaTeatro

Grupo Matula e Nil Sena propõem reflexão sobre o ato de comer em espetáculo teatral e oficinas

(foto: Maira Prates/divulgação)

A Casa de Cultura Aquarela, em Campinas, recebe o projeto Tá na Mesa – Tambores e Sabores no próximo dia 22 (sábado). Com apresentações do Grupo Matula Teatro e oficinas com a multiartista Nil Sena, a parceria relaciona a arte ao tema da alimentação em uma reflexão ao mesmo tempo lúdica e crítica do ato de comer.

No espetáculo “Tá na Mesa”, o Grupo Matula Teatro percorre a trajetória da personagem Luzia. Inspirada por um sonho, ela sai de casa para observar os costumes à mesa. Em seu percurso – que pode durar séculos ou apenas um dia –, passa por diversas situações que evidenciam os processos que envolvem o ato de se alimentar: questões sociais, políticas, qualidade e origem dos alimentos.

“É uma ação cotidiana que fazemos o dia todo, mas poucas vezes paramos para olhar para esse ato. O Brasil retornou para o mapa da fome. Então, esse tema da segurança e insegurança alimentar nos parece urgente e necessário”, afirma a atriz Alice Possani, que divide o palco com Erika Cunha, sob a direção de Ísis Madi.

Na oficina “Tambores e Sabores”, a proposta da artista Nil Sena é relacionar o ato de cozinhar com músicas e histórias que têm a ver com o prato do dia. Ao final, acontece a partilha da comida entre os participantes. Para a oficina, é necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

Projeto continua em julho

No total, o projeto realizado em parceria pelo Grupo Matula e Nil Sena terá quatro oficinas e quatro espetáculos apresentados em conjunto. A Maloca Arte e Cultura (Vila União) e a Comunidade Menino Chorão (Campo Belo) já acolheram ações do projeto. Além da Casa de Cultura Aquarela, os próximos espaços que receberão as atividades são a OMG Cultural, o Teatro Barracão e a sede do Matula Teatro (confira abaixo).

As atividades são todas gratuitas e, no dia 7 de julho, contarão com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em Libras.

(com informações de divulgação)

Serviço

Projeto Tá na Mesa – Tambores e Sabores

Data: 22/6, 6/7 e 7/7
Locais: Casa de Cultura Aquarela (Rua Antonio Carlos Neves, 338, Chácara Campos Elíseos), OMG Cultural (Rua Carolina Souza Costa Barros, 87, Jardim Monte Cristo), Espaço Cultural Rosa dos Ventos (Rua Edna de Barros Sanches, 80, Barão Geraldo), Teatro Barracão (Rua Eduardo Modesto, 128, Barão Geraldo)
Ingressos: atividades gratuitas, com inscrição prévia para as oficinas
Mais informações: e-mail grupomatulateatro@gmail.com

Programação

22/6
Casa de Cultura Aquarela
Oficina “Tambores e Sabores” das 10h às 15h45
Espetáculo “Tá na Mesa” às 16h

6/7
OMG Cultural
Oficina “Tambores e Sabores” das 13h30 às 17h30

7/7
Espaço Cultural Rosa dos Ventos
Oficina “Tambores e Sabores” das 11h às 15h, com tradução em Libras
Teatro Barracão
Espetáculo “Tá na Mesa” às 16h, com tradução em Libras e audiodescrição

Cultura Carta

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

6 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

7 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

11 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

16 hours ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

17 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago