(fotógrafo e inventor também será lembrado com oficinas e caminhada / foto: divulgação)

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas inaugura no próximo sábado (18) uma sala de exposições permanente dedicada a Hercule Florence, que fez a descoberta isolada da fotografia na cidade, há 190 anos. O desenhista, pintor e fotógrafo francês também será celebrado com uma edição especial da caminhada fotográfica que leva seu nome e duas oficinas em que os participantes terão a oportunidade de experimentar, na prática, técnicas desenvolvidas pelo inventor. Florence chegou ao Brasil em 1824 e morou em Campinas até a sua morte, em 1879.

Na Sala Hercule Florence, os visitantes poderão ver protótipos tridimensionais e manuscritos originais. A iniciativa é coordenada pelo Festival Hercule Florence de Fotografia e conta com a parceria do Instituto Hercule Florence (IHF), responsável pela preservação das obras e registros do artista-viajante.

O projeto, contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC), prevê visitas guiadas para estudantes, página na internet com o conteúdo da exposição, material educativo em PDF para download gratuito, oficinas educativas em escolas e de reconstrução do método de Florence.

“Hercule Florence foi o primeiro a usar o termo fotografia. Com essas ações, pretendemos suprir uma lacuna em relação à informação da população em geral sobre a vida e a obra deste importante inventor, que escolheu Campinas para viver”, afirma Ana Angélica Costa, responsável pela coordenação artística e pela pesquisa, junto com Débora Bruno.

Durante a inauguração da sala, haverá uma mesa de conversa mediada por Francis Lee, superintendente do IHF, com a presença de Fernanda Pitta, professora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP); Rubens Fernandes Jr., historiador e colecionador de fotografias, e Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS). Também haverá uma visita guiada com representantes do Festival e do IHF.

Caminhada fotográfica
No domingo (19), será realizada a 24ª Caminhada Fotográfica Hercule Florence, com a proposta de explorar a história de Campinas por meio da arte da fotografia. Com saída prevista para 9h, no MIS, o roteiro inclui visita ao centro de Campinas, chegada ao busto do inventor, no Largo São Benedito, passagem pela sua antiga casa, no marco zero da cidade, e retorno ao museu.

Oficinas
Na sexta-feira (17), está programada a oficina prática experimental “As impressões de Hercule Florence”, com o fotógrafo e pesquisador Roger Sassaki, mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Os participantes vão refazer os métodos de impressão pela luz do sol descritos por Florence em seus diários.

Na oficina “As câmeras de Hercule Florence”, nos dias 24 e 25, Sassaki apresentará descrições muito simplificadas e incompletas de duas câmeras fotográficas construídas pelo inventor. O exercício experimental será montar essas câmeras com base nessas poucas informações. Os participantes também tentarão capturar imagens com os equipamentos construídos, usando material fotográfico químico para vivenciar a experiência de formação das primeiras imagens fotográficas de Florence.

“Alguns artistas e fotógrafos vêm experimentando reproduzir as técnicas inventadas por Florence com certo sucesso. Por meio das oficinas, esse conhecimento será compartilhado com outros artistas e fotógrafos interessados em técnicas históricas da fotografia”, diz Ricardo Lima, fotógrafo e coordenador geral do Festival.

Serviço

Inauguração da Sala Hercule Florence
Data: 18/5 (sábado)
Horário: mesa-redonda às 10h e abertura ao público das 12h às 18h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro

Oficina “As impressões de Florence”
Data: 17/05 (sexta-feira)
Horário: 10h às 16h
Local: MIS Campinas
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflQIWi15qiQT-lCcruZpxdutebfyq8ATmjwyH_pihDz15DhA/viewform

24ª Caminhada Fotográfica Hercule Florence – Edição Especial
Data: 19/5 (domingo)
Horário: 9h
Local de partida: MIS Campinas
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdm_Bbdin69Ske-8eWJiFVMfF1WP9h92YLU-ghc4lJtlrTBog/viewform

Oficina “As câmeras de Hercule Florence”
Datas: 24/5 (sexta-feira) e 25/5 (sábado)
Horário: 14h às 18h (dia 24) e 10h às 18h (dia 25)
Local: MIS Campinas
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/4mV1CSMKfZPrVRReA