‘Peaky Blinders’: MP investiga uso de armas e carro oficial por vereador e GMs em casamento

Casamento do GM e vereador Menezes (à esq.) e cena da série de TV (fotos: reprodução internet)

A promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Jaguariúna instaurou inquérito civil para apurar o uso de armas e carro oficial pelo guarda municipal e vereador Silvio Teles de Menezes, conhecido como Menezes do Canil (PSD), durante o seu casamento. O caso aconteceu no final de abril na capela de uma fazenda histórica da cidade.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram Menezes chegando à cerimônia acompanhado de outros guardas municipais, carregando pistolas e fuzis. Eles estavam caracterizados como personagens da série “Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas” e entraram na capela ao som da música “Red Right Hand”, principal tema da trilha sonora da produção. A série, transmitida pela BBC e disponível no Brasil pela plataforma de streaming Netflix, acompanha a história de uma família cigana de gângsteres em Birmingham, na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial.

“No entendimento da promotoria, a conduta caracteriza ato de improbidade administrativa, uma vez que foram utilizados bens públicos – uma viatura da Guarda Municipal e duas armas da corporação – para fins particulares”, informou o Ministério Público de São Paulo em nota.

Segundo o MP, a investigação vai apurar quem foram os responsáveis por autorizar o uso desses bens e quem usou efetivamente as armas e a viatura para fins particulares no dia do casamento. O inquérito cobra ainda investigações internas das corregedorias das instituições envolvidas – Guarda Municipal e Câmara de Vereadores – para verificar “eventual prática de falta funcional e de ato atentatório ao decoro exigido dos servidores públicos”.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que determinou à Corregedoria da Guarda Municipal a abertura de apuração administrativa. A sindicância foi aberta nesta segunda-feira (13) e terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30.  De acordo com a Prefeitura, Menezes é guarda municipal concursado e está trabalhando no Canil da GM normalmente.

Procurada pelo Carta Campinas na tarde da última quarta-feira, a Câmara de Jaguariúna não se manifestou sobre o caso até a publicação. O GM e vereador Silvio Teles de Menezes também foi procurado, por telefone, mas não foi localizado nem retornou as ligações.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente