Casamento do GM e vereador Menezes (à esq.) e cena da série de TV (fotos: reprodução internet)
A promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Jaguariúna instaurou inquérito civil para apurar o uso de armas e carro oficial pelo guarda municipal e vereador Silvio Teles de Menezes, conhecido como Menezes do Canil (PSD), durante o seu casamento. O caso aconteceu no final de abril na capela de uma fazenda histórica da cidade.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram Menezes chegando à cerimônia acompanhado de outros guardas municipais, carregando pistolas e fuzis. Eles estavam caracterizados como personagens da série “Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas” e entraram na capela ao som da música “Red Right Hand”, principal tema da trilha sonora da produção. A série, transmitida pela BBC e disponível no Brasil pela plataforma de streaming Netflix, acompanha a história de uma família cigana de gângsteres em Birmingham, na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial.
“No entendimento da promotoria, a conduta caracteriza ato de improbidade administrativa, uma vez que foram utilizados bens públicos – uma viatura da Guarda Municipal e duas armas da corporação – para fins particulares”, informou o Ministério Público de São Paulo em nota.
Segundo o MP, a investigação vai apurar quem foram os responsáveis por autorizar o uso desses bens e quem usou efetivamente as armas e a viatura para fins particulares no dia do casamento. O inquérito cobra ainda investigações internas das corregedorias das instituições envolvidas – Guarda Municipal e Câmara de Vereadores – para verificar “eventual prática de falta funcional e de ato atentatório ao decoro exigido dos servidores públicos”.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que determinou à Corregedoria da Guarda Municipal a abertura de apuração administrativa. A sindicância foi aberta nesta segunda-feira (13) e terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30. De acordo com a Prefeitura, Menezes é guarda municipal concursado e está trabalhando no Canil da GM normalmente.
Procurada pelo Carta Campinas na tarde da última quarta-feira, a Câmara de Jaguariúna não se manifestou sobre o caso até a publicação. O GM e vereador Silvio Teles de Menezes também foi procurado, por telefone, mas não foi localizado nem retornou as ligações.